Image is not available

Solidariedade, cooperação e atividades para as crianças mobilizaram os bairros Colônia do Uraim e Jardim Atlântico, em Paragominas, com as ações do Dia de Cooperar das Cooperativas Coopernorte em parceria com SICREDI, no dia 15 de julho, e da Cooperativa Cooperuraim, no dia 22 de julho.

Image is not available

Foi navegando pelos rios da Amazônia que a solidariedade desembarcou a 278 km de distância de Belém e levou as ações do Dia de Cooperar que transformaram o dia dos moradores da Comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel.

Image is not available
Image is not available

O ramo agropecuário é um dos principais protagonistas na econômica paraense. Reconhecendo a importância, o Sistema OCB-SESCOOP/PA, representante máximo das cooperativas no estado, há anos vem implementando uma série de ações que visam impulsionar ainda mais o crescimento das cooperativas no ramo através da biosociodiversidade.

Image is not available

A Cidade Modelo viveu intensamente o cooperativismo nos dias 30 de junho e 1° de julho. A Praça do Estrela foi palco principal do protagonismo cooperativista para celebrar o Dia de Cooperar com apresentações educativas, ações de cidadania, social e lazer.

Cooperativismo, Sicoopes, OCB Pará, IFPA Castanhal

Há quase 10 anos, o cooperativismo iniciou um movimento de avanço no Oeste do Pará. Na 10° edição do Dia C em Santarém, as cooperativas celebraram no dia 1° de julho os avanços obtidos pelos últimos anos da melhor forma possível: cooperando.

previous arrow
next arrow
Slider
O OURO VERDE DO BRASIL

Arroz, feijão, carne, legumes, ovos, leite e o cafezinho nosso de cada dia. Tudo isso e muito mais é produzido, hoje, em cooperativas. É possível arriscar que, no prato de todo brasileiro, tenha sempre um alimento produzido por uma cooperativa do Ramo Agropecuário. E além de enriquecerem a nossa mesa, esses alimentos e produtos garantem a renda de milhares de produtores rurais . São homens e mulheres que encontram no cooperativismo uma ótima alternativa de comercialização da produção conjunta, armazenamento e industrialização, além da assistência técnica, educacional e social.

O campo brasileiro é protagonista na produção de alimentos e na geração de trabalho e renda no país. E nós, cooperativistas, temos um papel central nesse protagonismo. Nossas cooperativas têm realizado fortes investimentos na ampliação e na modernização das técnicas de plantio, comercialização e agroindustrialização das principais matérias-primas e fibras produzidas no Brasil. Com isso, contribuem ativamente para o desenvolvimento não apenas do agronegócio, mas da economia brasileira.

Além disso, temos papel fundamental na transferência de tecnologias e na assistência técnica, contando com o suporte de mais de 8 mil técnicos, incluindo engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas. E o que isso significa na prática? Que temos um dos mais atuantes e eficazes modelos de assistência ao produtor rural brasileiro. Também por isso, somos referência na realização de feiras e vitrines tecnológicas para o agronegócio.

Pelo tempo...

Nossa história começa no Paraná, em 1847, com a fundação da primeira cooperativa agropecuária do país. Mas foi somente a partir de 1907, que o setor ganhou impulso. Tudo porque o então governador do estado de Minas Gerais, João Pinheiro, lançou um projeto cooperativista com o objetivo de eliminar, de uma vez por todas, os intermediários da produção agrícola. Naquele tempo, a venda de produtos como o café era controlada por estrangeiros.

Foram as cooperativas, portanto, que deram o pontapé inicial para nacionalizar a comercialização dos produtos agropecuários brasileiros. E fizeram ainda muito mais pelo Brasil: alavancaram a produção, modernizaram o campo, investiram em novas tecnologias e conquistaram o mercado internacional. E ao longo de todo o século 20, foram reafirmando sua importância para a economia do país.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.