Image is not available

Solidariedade, cooperação e atividades para as crianças mobilizaram os bairros Colônia do Uraim e Jardim Atlântico, em Paragominas, com as ações do Dia de Cooperar das Cooperativas Coopernorte em parceria com SICREDI, no dia 15 de julho, e da Cooperativa Cooperuraim, no dia 22 de julho.

Image is not available

Foi navegando pelos rios da Amazônia que a solidariedade desembarcou a 278 km de distância de Belém e levou as ações do Dia de Cooperar que transformaram o dia dos moradores da Comunidade Santo Ezequiel Moreno, em Portel.

Image is not available
Image is not available

O ramo agropecuário é um dos principais protagonistas na econômica paraense. Reconhecendo a importância, o Sistema OCB-SESCOOP/PA, representante máximo das cooperativas no estado, há anos vem implementando uma série de ações que visam impulsionar ainda mais o crescimento das cooperativas no ramo através da biosociodiversidade.

Image is not available

A Cidade Modelo viveu intensamente o cooperativismo nos dias 30 de junho e 1° de julho. A Praça do Estrela foi palco principal do protagonismo cooperativista para celebrar o Dia de Cooperar com apresentações educativas, ações de cidadania, social e lazer.

Cooperativismo, Sicoopes, OCB Pará, IFPA Castanhal

Há quase 10 anos, o cooperativismo iniciou um movimento de avanço no Oeste do Pará. Na 10° edição do Dia C em Santarém, as cooperativas celebraram no dia 1° de julho os avanços obtidos pelos últimos anos da melhor forma possível: cooperando.

previous arrow
next arrow
Slider
COMPRAS COLETIVAS: A IDEIA É NOSSA

Quem compra em quantidade, normalmente consegue melhores preços e condições de pagamento. E as cooperativas perceberam isso muito antes dos grupos de compras que hoje fazem tanto sucesso na internet.

Quem participa de uma cooperativa de consumo consegue um monte de benefícios, que vão desde a redução dos preços dos produtos até a prioridade na aquisição de itens de qualidade.

Nesse ramo, as cooperativas podem ser do tipo “fechada” ou “aberta”. As fechadas admitem como cooperados somente pessoas ligadas a uma mesma cooperativa, sindicato ou profissão. Em geral, oferecem também dependências, instalações e recursos humanos necessários ao funcionamento da cooperativa. Já as abertas, ou populares, admitem qualquer pessoa que queira se associar.

Na reorganização dos ramos, participam desta denominação, também, as cooperativas dos antigos ramos “Educacional” e “Turismo e Lazer”, cujas atividades envolvem, respectivamente:

  • Prover educação de qualidade para a formação de cidadãos mais éticos e cooperativos e garantir um modelo de trabalho empreendedor para professores, e são formadas por professores, alunos, pais de alunos e pessoas apaixonadas por educação
  • Cooperativas que prestam serviços de entretenimento para seus associados. De viagens a eventos artísticos e esportivos, esses empreendimentos oferecem opções mais baratas e educativas, além de contribuírem para que as comunidades explorem todo o seu potencial turístico

 

Consumo
Pelo tempo...

A primeira cooperativa de consumo surgiu em Rochdale (Inglaterra) em 1844. O Brasil demorou quase 50 anos a mais para organizar a sua. Em 1889, surgiu a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em Minas Gerais. Nas décadas seguintes, houve expansão para diversos locais do Brasil.

A partir de 1960, no entanto, iniciou-se uma redução no cooperativismo de consumo, devido, principalmente, ao surgimento de grandes redes de supermercado e à supressão das isenções tributárias, principalmente, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.