Image is not available

As inscrições seguem até o próximo dia 19 e a defesa dos projetos de pesquisa ocorre no dia 24 deste mês.

Image is not available

A felicidade de cooperados e colaboradores, uma das metas do cooperativismo brasileiro até 2025, está diretamente relacionada à saúde.

Image is not available

Os alunos substituíram os copos por canecas de plástico e promoveram uma manhã de conscientização com o público interno da Unidade.

Image is not available

A Professora Mestra do IFPA, Carmem Andrade, apresentou os resultados das ações promovidas pelo Sistema OCB/PA. Um artigo completo será publicado na Revista Ciriec-España.

Arrow
Arrow
Slider
DESENVOLVIMENTO EM FOCO
Números no Pará

24

Empregados

99

Cooperados

04

Cooperativas



O ramo Produção, além de transformar trabalhadores em empreendedores unem o capital (posse dos bens de produção) à mão de obra. Nessas cooperativas é preciso produzir — com o suor do próprio trabalho — para ser dono do negócio. Além disso, essas instituições não buscam o lucro, mas a melhoria da qualidade do trabalho e a remuneração de todos.

Esse tipo de cooperativa costuma ser constituída nas seguintes situações:

  • Quando um assalariado quer deixar esta condição e constituir seu próprio negócio.
  • quando uma empresa entra em falência. Nesse caso os empregados se juntam e criam a cooperativa para manter seus postos de trabalho.
  • Quando um grupo de pessoas não consegue encontrar espaço no mercado de trabalho.

Os segmentos de atuação mais frequentes são a produção de eletrodomésticos, tecidos móveis e outros bens de consumo.

Produção
História

Em alguns países, especialmente na Europa, esse ramo do cooperativismo já está bem estabelecido na economia. A maior cooperativa do mundo, com sede em Bilbao, na Espanha, é o melhor exemplo disso. Com aproximadamente 42.000 postos de trabalho, a Mondragon Corporação Cooperativa (MCC) reúne mais de 120 cooperativas de produção, que atuam de forma intercooperativa.

Por seguir à risca os valores cooperativistas, a Mondragon coloca o cooperado sempre em primeiro lugar. Por isso, se uma das cooperativas é desativada, os cooperados são absorvidos em outras atividades, mantendo sua fonte de trabalho e renda. A transferência de sócios, redistribuição e recomposição financeira garantem uma economia de pleno emprego, beneficiando o cooperado e a economia regional. Com esse arranjo organizacional, essa cooperativa de produção conquistou a sétima posição no ranking dos maiores grupos empresariais da Espanha, com 59 plantas em outros países e sete delegações corporativas.

E tem mais! Em 2003, a Mondragon foi apontada pela revista Fortune como uma das dez melhores empresas para trabalhar na Europa, graças à ausência de uma atmosfera hierárquica dentro da organização, à flexibilidade de horários e ao compromisso com a qualidade e a internacionalização. Um case que serve de inspiração às cooperativas de todo o mundo.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.