Image is not available

As inscrições seguem até o próximo dia 19 e a defesa dos projetos de pesquisa ocorre no dia 24 deste mês.

Image is not available

A felicidade de cooperados e colaboradores, uma das metas do cooperativismo brasileiro até 2025, está diretamente relacionada à saúde.

Image is not available

Os alunos substituíram os copos por canecas de plástico e promoveram uma manhã de conscientização com o público interno da Unidade.

Image is not available

A Professora Mestra do IFPA, Carmem Andrade, apresentou os resultados das ações promovidas pelo Sistema OCB/PA. Um artigo completo será publicado na Revista Ciriec-España.

Arrow
Arrow
Slider
EMPREENDEDORISMO COLETIVO
Números no Pará

25

Empregados

1.067

Cooperados

27

Cooperativas



O cooperativismo de trabalho é o caminho para profissionais de perfil empreendedor e colaborativo. Especialmente quando percebem que unindo-se a outros profissionais da mesma categoria, eles serão muito mais fortes.

Esse é um ramo bastante abrangente, já que as cooperativas podem atuar em todos os segmentos de atividades econômicas, reunindo profissionais de uma mesma categoria para melhorar a remuneração e as condições de trabalho.

Trabalho
Pelo tempo...

Presentes em todo o mundo, as cooperativas de trabalho surgiram como uma resposta a crises de desemprego em diversos países. Elas também promovem a formalização de diversas ocupações, garantindo renda e dignidade a inúmeros cooperados.

Especificamente no Brasil, a história das cooperativas de trabalho começa no litoral paulista, com a fundação da Cooperativa de Trabalho dos Carregadores e Transportadores de Bagagens do Porto de Santos, em 1938. Mas foi somente a partir dos anos 1980 — durante a recessão da denominada “década perdida” — que o cooperativismo de trabalho deslanchou.

Vale destacar: a partir do ramo trabalho foram constituídos outros três ramos do cooperativismo: turismo e lazer (2000); transporte (2002) e saúde (2003).

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.