spacer
 

Notícias

Sistema OCB-PA realiza Curso de Formação de Moderadores Participativos
 
10/07/2017
 

O sistema cooperativista busca, cada vez mais, o aperfeiçoamento de seus cooperados e o trabalho em equipe é fundamental. Esta é à base do processo cooperativista. Pensando nisso, Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB-PA) realiza no hotel Sagres, nesta segunda (10) e terça-feira (11), o curso de Formação de Moderadores Participativos. O objetivo é aprimorar a comunicação e o desempenho em trabalhos coletivos no sistema cooperativista do Estado.

O curso é moderado pelo professor Sérgio Cordioli, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Economia Rural. Ele é moderador em processos participativos no Brasil, Alemanha e Angola e atua como instrutor para FNUAP, UE, DGRV, PNUD, GFA, OEA, IP, GIZ e Banco Mundial.

“A Formação de Moderadores Participativos visa trabalhar instrumentos e princípios dos grupos, buscando tirar o máximo das equipes. O treinamento para sistema cooperativista é fundamental, pois quem conhece as cooperativas são seus dirigentes e cooperados”, afirmou Sérgio Cordioli.

Ao longo dos dois dias, serão abordadas técnicas de moderação, gerenciamento de reuniões e orientação das reuniões, para torna-las mais eficientes, participativas e democráticas.

“A essência cooperativista é o trabalho em grupo, em equipe. Juntos nós podemos mais, porém precisamos estar cada vez mais integrados e sabendo como conduzir um trabalho para ser mais eficiente. Numa cooperativa, podemos ter vários pensamentos, mas um objetivo e isso uni a todos que acreditam no negócio cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

O curso de Formação de Moderadores Participativos ocorre com todas as vagas preenchidas e, na próxima semana, será realizado em Santarém (12 e 13) e Marabá (14 e 15). As inscrições para duas cidades ainda estão abertas, pelo e-mail: capacitação@paracoperativo.coop.br

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/SESCOOP-PA - Alan Pereira
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014