spacer
 

Notícias

Sicredi Nordeste representa o Pará no Prêmio de gestão SESCOOP
 
11/07/2017
 
Processos internos alinhados, corpo funcional e societário profissionalizados, tecnologia, bom relacionamento com cliente e fornecedores são alguns dos aspectos decisivos para as cooperativas terem bons resultados no mercado. Estes aspectos são todos avaliados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC), plataforma que serve como base para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A Sicredi Nordeste foi a única cooperativa do estado do Pará classificada para a quarta etapa do Prêmio, que ocorre entre o período de 19 de junho a 25 de agosto.

No total, 16 cooperativas paraenses participaram deste ciclo do PDGC. Os candidatos passaram pelas primeiras etapas da avaliação com o preenchimento do questionário de verificação do atendimento à legislação cooperativista. Cada uma respondeu Às perguntas relacionadas ao cumprimento da legislação cooperativista e boas práticas de gestão. Posteriormente, foi verificada a pontuação obtida nesta autoavaliação. O objetivo desta última etapa, ocorrida em meados de junho, foi checar as informações adicionais obrigatórias, bem como a coerência e consistência das respostas. O Comitê de Gestão do Prêmio verificou, ainda, a regularidade das candidatas junto ao Sescoop, à OCB, ao FGTS, ao INSS, e a outros tributos federais, pela emissão das certidões negativas pertinentes.

A cooperativa Sicredi Nordeste foi a única classificada para a quarta etapa da premiação, que  consiste na verificação in loco das práticas de gestão e governança informadas pelas cooperativas selecionadas na terceira etapa a partir das visita dos avaliadores do prêmio, uma equipe formada por especialistas no MEG e especialistas em cooperativismo. As visitas começaram no final de junho e continuam até o mês de agosto. Na quinta etapa, será feita a análise dos relatórios dos avaliadores para selecionar as finalistas. As reconhecidas só serão definidas pela Banca Julgadora na sexta etapa prevista para ocorrer em outubro.

“Ficamos muito orgulhosos em saber da classificação da Sicredi Nordeste, que é uma cooperativa de crédito referência no Estado e em franca expansão. A nomeação apenas consolida um trabalho sério de anos de dedicação em prol da difusão do cooperativismo para o desenvolvimento regional, que vem sendo encabeçado pelo Sistema OCB/PA, mas operacionalizado por cooperativas como a Sicredi que assumem verdadeiramente o seu papel de agente da comunidade a partir de uma economia solidária”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Neste ciclo, o sistema de avaliação foi aprimorado para ganhar mais tecnicidade e imparcialidade: o Comitê de Gestão foi subdividido em subcomitês. O primeiro é composto por especialistas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), com integrantes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A responsabilidade desse colegiado é fazer uma primeira avaliação dos relatórios de autoavaliação da gestão, recomendando ou não a classificação. Já o subcomitê de especialistas em cooperativismo faz uma nova avaliação, confirmando ou revisando a recomendação dos especialistas no MEG. 

“Visitamos a sede da Sicredi Nordeste para tirar as dúvidas da cooperativa quanto ao preenchimento do questionário, o que facilitou a compreensão para que este fosse respondido com prudência e atingisse o resultado esperado, dando mais segurança no fechamento do relatório e na conclusão das respostas que foram lançadas. Também orientamos sobre como a cooperativa deve lidar com os avaliadores, apresentando as evidencias de acordo com o que respondeu”, afirmou o analista de desenvolvimento de cooperativas, Jamerson Carvalho.

PDGC

O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. Desenvolvido para o ambiente web, oferece um instrumento de avaliação que permite um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.

A participação no PDGC permite a inclusão da cooperativa para concorrer ao Prêmio que é promovido a cada dois anos. As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela Banca Julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição no PDGC (Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência). As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze.
 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014