spacer
 

Notícias

Sistema OCB/PA aprimora gestão interna
 
12/07/2017
 

A adesão a boas práticas gerenciais é uma meta do cooperativismo paraense, tanto das cooperativas singulares como da entidade que as representa. Nesta quarta, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA) iniciou o ciclo anual do Programa de Desenvolvimento de Gestão do Sistema OCB (PDGS), que é uma ferramenta de aprimoramento das unidades estaduais. A equipe interna recebeu os representantes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e da OCB nacional, responsáveis pela a avaliação. 

O PDGS é um programa de gestão empresarial baseado em critérios e fundamentos de excelência, com o objetivo de proporcionar a melhoria da gestão das unidades estaduais do Sistema OCB em relação ao alcance de alto desempenho. Suas diretrizes são promover a cultura da excelência gerencial, o compartilhamento de boas práticas e a capacitação interna das equipes. Ele segue as mesmas diretrizes do PDGC, voltado para as cooperativas.

“É o segundo ano que implantamos o Programa entre nossa equipe técnica e a expectativa é muito positiva em termos ajustes para um aperfeiçoamento ainda maior do trabalho que realizamos. Isso, sem dúvida, irá se refletir nas cooperativas paraenses que terão à disposição uma entidade ainda mais preparada para representá-las no âmbito político, sindical, na aprendizagem e difusão do cooperativismo no Estado”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

Para avaliar as unidades, a FNQ também usa o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) referenciado para a análise do PDGC. O MEG é alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência, que expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em processos gerenciais ou em fatores de desempenho que são encontrados em Organizações que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.   Esses fundamentos são Pensamento sistêmico, Atuação em rede, Aprendizado organizacional, Inovação, Agilidade, Liderança transformadora, Olhar para o futuro, Conhecimento sobre clientes e mercados, Responsabilidade social, Valorização das pessoas e da cultura, Decisões fundamentadas, Orientação por processos e Geração de valor.

Os resultados dos diagnósticos das práticas de gestão da unidade estadual serão apresentados posteriormente à Diretoria Executiva. A partir destes resultados, o Sistema OCB/PA fará um workshop para elaboração do seu Plano de Melhoria. “Os avanços que obtivemos nos últimos anos são evidentes. A OCB é a principal representação das cooperativas, lutando pela profissionalização da administração destas singulares, o acesso a crédito para crescimento econômico, prospecção de novos mercados, regularização jurídica, apoio governamental, entre tantas outras conquistas que ainda serão acrescentadas através da convicção de que sempre podemos melhorar”, reitera o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014