spacer
 

Notícias

Redenção constitui a primeira cooperativa de Leite
 
13/07/2017
 

Cerca de 300mil litros de leite são captados diariamente pelas usinas de beneficiamento na região Sudeste do Pará, que já é a maior produtora de leite e tem o maior rebanho bovino do Estado.  O crescimento do setor suscitou a constituição da primeira cooperativa da atividade. Na última terça (11), um grupo de pecuaristas constituiu a Cooperativa Agropecuária de Redenção e Região (Cooperagre) em reunião realizada no auditório do Sindicato Rural de Redenção. A reunião contou com a participação de representantes do Governo do Pará, Sistema OCB/PA, Emater, Sebrae, Sicredi, o vice-prefeito Marcelo Borges e o vereador Monsef Filho.

A Cooperativa Agropecuária de Redenção é focada na produção de leite, porém, poderão fazer parte do quadro de associados produtores que exploram outras atividades como horticultores, apicultores, avicultores e outros. Redenção e região tem altitude, clima e oferta de alimentos, além de uma excelente localização para o escoamento da produção.

A assembleia de constituição iniciou com a leitura do Estatuto da cooperativa. No decorrer da apreciação, os produtores tomaram conhecimento sobre como funciona um empreendimento cooperativo e as características para o desenvolvimento da pecuária leiteira. O membro do Conselho de Administração (CONAD) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/PA), Ricardo Marques, representou a entidade. “O associativismo, sem dúvida, é o caminho ideal para o fortalecimento de uma categoria. Se os produtores desejam se organizar profissionalmente, a cooperativa pode proporcionar isso. Porém, é necessário uma participação intensa dos associados para o seu sucesso”.

Durante a reunião, os cooperados presentes elegeram a primeira diretoria da COOAGRE que é composta pelo Presidente Joel Ferrarini, o Vice Antônio Santana, secretário Mariósval Junior e a Tesoureira, Marli Rodrigues. Como conselheiros administrativos, Adelino Junqueire, Bernardo Andrade, Hellnton Sierra e Ricardo Soares foram eleitos. No conselho fiscal, os titulares são Ednaldo Martins, Herbert Guimarães e Guilherme Rezende.

“Daremos todo o suporte necessário para o fortalecimento dos cooperados, estimulando a expansão desta atividade no Pará. Temos um território imenso de áreas alteradas que podem ser utilizadas para a produção e consequente geração de renda. Existem até mesmo investidores interessados na abundância de terra, como as próprias cooperativas da Aurora que visitaram recentemente o Estado”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014