spacer
 

Notícias

CART apresenta resultado do Gescoop em Tailândia
 
17/07/2017
 

Em uma iniciativa inédita, o Sistema OCB/PA (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo do Estado do Pará) selecionou a Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia (CART) para ser a cooperativa-piloto do Programa de Profissionalização de Gestão de Cooperativas (Gescoop). O objetivo é organizar e adequar as gestões cooperativistas no que tange a processos internos, recursos humanos, finanças e marketing. Nesta quinta-feira (13), a CART apresentou ao município de Tailândia, localizado na região nordeste do Pará, a primeira fase do Gescoop: o Planejamento Estratégico da Cooperativa.

O evento foi um marco para a cooperativa que contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Tailândia, do Sindicato Rural e do Sistema OCB-PA. “Para nós esse é um momento impar no cooperativismo. É a primeira vez que a cooperativa realiza um evento como este para apresentar e assumir o seu papel enquanto agente de transformação econômica e social no município ao reunir cooperados e gestores públicos. Nós que acompanhamos a CART há mais de 20 anos sabemos da história, da potencialidade e dos obstáculos que precisamos todos superar juntos. Agora é a hora”, enfatizou o presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol.

Entre os principais aspectos apresentados está a consolidação do principal produto da cooperativa atualmente, a castanha de caju, a manutenção e captação de novos cooperados, adequações nos processos internos e expansão de parcerias para ampliação de mercado e de crédito. “Estamos trabalhando para agregar cada vez mais valos aos nossos produtos, que são de excelente qualidade”, afirmou o presidente da CART, Ferdinando Vigneto.

O Gescoop é um programa piloto criado pelo SESCOOP-PA para diagnosticar a cooperativa como um todo de modo a propor alternativas viáveis para cada uma delas junto com os principais interessados: os cooperados. “A partir desse piloto vamos expandir o programa para as demais cooperativas a fim de criar novas potências cooperativistas. Já temos algumas, queremos e podemos desenvolver muito mais. O Gescoop é uma metodologia prensada para todos os ramos e temos a certeza que será um divisor de águas no Estado”, explicou o superintendente do Sistema OCB-PA, Júnior Serra.

As ações apresentadas pela CART foram tão bem recebidas que o Secretaria de Planejamento do Município de Tailândia estuda a possibilidade de inserir algumas iniciativas no Plano Plurianual. “Estamos muito confiantes no potencial da cooperativa e no retorno que ela pode gerar para o município, no sentido de geração de renda, melhoria para a agricultura familiar, feito de forma profissional e mercadologicamente viável”, disse o secretário de Planejamento de Tailândia, Zilmar Bispo.

“Ver a cooperativa realizar um evento desses representa um grande momento para nós. Acredito que temos condições consolidar o que já temos e abrir novas frentes de mercado, com a diversificação de produtos. A CART tem tudo para crescer”, finalizou a cooperada Maria do Socorro Monteiro dos Reis. 
 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Ísis Margalho
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014