spacer
 

Notícias

Administradores se formam como facilitadores em cooperativismo
 
17/07/2017
 

A Gestão é um dos princípios que norteiam o trabalho do Sistema OCB/PA e a mão de obra facilitadora sobre o cooperativismo é o que proporciona a concretização deste objetivo na base, que são as cooperativas. Por essa extensa demanda, o Sistema formou mais uma turma de facilitadores em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA-PA). A cerimônia de formatura ocorreu na última sexta (14), na sede da OCB/PA.

O curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo visou ampliar o conhecimento técnico-cientifico sobre a área cooperativista, ampliando um quadro de mão de obra que possa auxiliar os cooperados por meio de consultoria e gestão direta, abrindo um novo mercado a consultores, administradores e profissionais que buscam explorar oportunidades.  “Há pouco tempo, ainda em minha graduação, ouvi falar sobre cooperativismo. No entanto, foi um breve conceito sem essência, ou por pura falta de estudo sobre o assunto de minha parte também. E hoje, durante essa semana de curso, consegui entender o quanto o cooperativismo é importante e justo. Apaixonei-me. De tudo isso, consegui tirar três palavras que simbolizam o cooperativismo: parceria, sintonia e sinergia”, afirmou o administrador Roberto Teixeira, um dos concluintes.

A solenidade teve a participação do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, do superintendente Junior Serra e do Gerente de Cooperativas, Vanderlande Rodrigues, assim como a diretora de Desenvolvimento Profissional e social do CRA-PA, Marília Serrão, que também foi a facilitadora dos módulos do curso. O treinamento começou na segunda (10) e se estendeu até sexta. Na ocasião, os concluintes ainda se organizaram em um coral e, ao som de Luiz Gonzaga, entoaram o hino da Vida do Viajante, que sintetiza bem o trabalho dos facilitadores que percorrem as dimensões continentais do estado do Pará.

“Agradeço ao suporte de toda a equipe da OCB/PA, em especial do presidente Ernandes, que foi meu aluno e hoje se tornou uma personalidade do nosso Estado e possibilitou a realização do curso. Com muito orgulho, entrego o novo grupo de facilitadores formados pela nossa parceria com a certeza de que é uma equipe preparada para atender aos anseios das cooperativas, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico dos nossos municípios”, afirmou a Diretora, Marília Serrão.

O curso foi dividido em dois módulos. No primeiro, foram ministradas as disciplinas: Iniciando a formação do facilitador, Doutrina e filosofia cooperativista, Pedagogia da cooperação, Teoria do empreendedorismo, Papel do professor no contexto, Princípios de aprendizagem, Visão sistêmica, Retrato de uma cooperativa,  Métodos e técnicas de treinamentos, Organização do plano de ensino, Preparação de material didático e uso dos Recursos instrucionais, Processos de avaliação. No segundo módulo tratou-se sobre técnicas vivenciais para facilitadores em cooperativismo com a aprendizagem vivencial, abordagem vivencial, lidando com grupos e dinâmica de sensibilização de ludopedagógica.

Na abertura do curso, ocorrida na segunda, o Sistema OCB/PA oficializou e assinou Termo de Cooperação Técnica com o CRA-PA. A parceria prevê a realização de mais cursos, seminários, workshops e palestras para capacitação dos profissionais de Administração registrados no Conselho de classe.

“Já havíamos feito a qualificação de uma turma anterior da qual ainda há remanescentes, despertando interesse em unidades do Sistema OCB até mesmo em outros estados. Isso significa que nossa mão de obra está sendo valorizada. Esperamos que eles cheguem ao mercado com um comportamento positivo, conhecendo a linguagem própria do cooperativismo, nosso público,  nossa forma de trabalhar. Na nossa gestão, cobramos um alto nível de excelência e estamos satisfeitos com o resultado final da capacitação. Estes administradores serão a extensão do Sistema OCB/PA na base. Essa é uma grande responsabilidade e por isso a relevância desse treinamento”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014