spacer
 

Notícias

Mudanças de mercado é foco de Seminário do Cooperativismo de Trabalho
 
11/08/2017
 
O segundo dia do Seminário do Cooperativismo de Trabalho realizado nesta quinta (10), os participantes discutiram sobre as mudanças e as oportunidades neste novo cenário do mercado de trabalho brasileiro. O Brasil passa por transformações na legislação, o que gera muitas incertezas e um panorama de crise nos modelos de negócios tradicionais. Nesse contexto, o Seminário reuniu cerca de 100 representantes de Unidades Estaduais de todos os estados da federação, nos dois dias de evento.

“Há uma desestruturação do mercado de trabalho e o cooperativismo cresce nestes momentos. A Lei 12.690 garante a criação de cooperativistas legítimas. A legislação brasileira facilita a terceirização de mão de obra em todos os setores, o que é uma grande oportunidade às cooperativas de trabalho”, afirmou o diretor do Sistema OCB, Petrúcio Magalhães Júnior.

Pela parte da manhã, foram apresentados três cases de cooperativas de trabalho da Região Norte: da paraense Amazon Focus, especializada em consultoria em gestão empresarial; da Cooperativa de Trabalho dos Prestadores de Serviços em Geral e Estivadores do Estado do Acre (Servicoop); e da amazonense Unimev, formada por médicos veterinário.

“Em Parauapebas, nós vimos uma oportunidade no Ecoturismo da região e fundamos em 23 de maio de 2012, a Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (COOPERTURE), lá vislumbrando dois vieses, o da preservação e das oportunidades. A cooperativa tem hoje 15 cooperados e com Seminário do Cooperativismo de Trabalho buscamos entender um pouco mais de como é a gestão do trabalho no nosso segmento”, declarou Taiz Silva, representante da COOPERTURE.

À tarde, o Seminário apresentou o debate: aspectos tributários e previdenciários no cooperativismo de trabalho e o painel “Aspectos legais e práticos da Lei nº 12.690/12”, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho e institui o Programa Nacional de Fomento às Cooperativas de Trabalho – PRONACOOP. Um debate técnico que capacita e abre o “leque” de ações possíveis para as cooperativas de trabalho. O encerramento foi pautada pela discussão sobre “Riscos e Oportunidades para o Cooperativismo”.

“O Brasil passa por um momento de grande desemprego e com o Pará não é diferente. O cooperativismo pode contribuir para mudar esses números. O sistema cooperativista vai na contra mão da crise, cresce e gera oportunidades para as pessoas e para o Brasil”, ”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/SESCOOP-PA - Alan Pereira
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014