spacer
 

Notícias

Cooperativismo expande em Marituba
 
05/10/2017
 

A Prefeitura Municipal de Marituba assinou um termo de cooperação técnica com o Sistema OCB/PA para executar ações em prol da difusão das doutrinas cooperativistas, do fortalecimento das singulares presentes na região e estímulo à constituição de novas cooperativas. Em reunião ocorrida na sede da Gestão Municipal, o Prefeito Mário Filho e o Presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, assinaram o documento que contempla as atribuições de cada entidade. A iniciativa é uma articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (SEDETER), através do titular Roberto Alcântara. O secretario e o superintendente da OCB/PA, Júnior Serra, também participaram da reunião.

No documento, se prevê as obrigações do município, que são disponibilizar meios e recursos para a promoção e incentivo à expansão cooperativista em Marituba, arcar com todos os encargos que eventualmente decorram deste convênio, especialmente os referentes a tributos, encargos sociais e aqueles relacionados ao pessoal do município envolvido nas atividades. Também deverá divulgar e dar publicidade às ações desenvolvidas com as soluções de orientação e capacitação oferecidas.

“Entendemos que o cooperativismo é a melhor forma de alcançar os resultados, temos inúmeros exemplos disso. A OCB vem nos apoiar para que possamos trabalhar, juntando forças com a finalidade de alcançar um objetivo comum. A parceria serve como um norteador do município no tocante às metas que vamos delimitar em conjunto”, reiterou Mário Lima.

O Sistema OCB/PA irá fornecer capacitação em cooperativismo e implementar os programas existentes em áreas de abrangência, considerando acompanhamento para constituição e regularização de cooperativas. Depois disso, poderá executar o Monitoramento, Qualificação Profissional e Promoção Social. Na ocasião, foi discutida a ideia de se criar um empreendimento para geração de energia solar.

“Com a parceria, abrimos um leque de oportunidades junto a um grupo que já tem expertise nisso. O objetivo é trazer e montar diversos planos de negócios nos ramos como o agropecuário e o crédito, profissionalizando em diversas áreas no formato cooperativo. Vejo com muita expectativa a possibilidade de criarmos uma cooperativa de Energia Renovável da mesma maneira como já foi realizado em Paragominas e se planeja em Parauapebas. A OCB vai nos auxiliar a conseguir os parceiros certos e, juntos, desenvolvermos esse tipo de trabalho”, completa Mário.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o acordo de cooperação técnica oficializa o comprometimento da Gestão em incentivar e estruturar ações assertivas para o crescimento do cooperativismo. “Com toda a dificuldade financeira que o Brasil vive, somente juntando as forças e o trabalho. A cooperação vem justamente para isso. Temos o melhor modelo de atuação, que visa tanto o econômico quanto o social, elementos indispensáveis para se sair da crise. Parabenizamos o Prefeito, na expectativa de que tenhamos ações verdadeiramente efetivas. É um exemplo para as demais gestões municipais que devem observar as cooperativas com um olhar diferenciado e assumir a responsabilidade de promover o dinamismo da economia regional”.

 

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014