spacer
 

Notícias

Congresso do Google fala sobre tecnologia e cooperação
 
11/10/2017
 
O cooperativismo é um dos temas do Congresso Paraense de Tecnologia, Educação e Inovação (COPATEI), que é promovido pelo Grupo de Educadores do Google a partir da próxima sexta (13), seguindo até domingo. O evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica com profissionais do mercado e empresas de tecnologia, por meio da apresentação e discussão de assuntos ligados ao desenvolvimento tecnológico. A programação ocorre no Espaço Inovação (UFPA), com transmissão ao vivo do Google. Diversos líderes cooperativistas foram convidados para demonstrar a significância do setor no contexto do mercado como tecnologia social. O Sistema OCB/PA é um dos parceiros.
 
O COPATEI é um evento exclusivo no Norte, Nordeste e Centro Oeste do País que não possui fins lucrativos. O propósito é unificar a comunidade de tecnologia, envolvendo estudantes, tecnólogos, pesquisadores, professores, especialistas e empresários na missão comum de compartilhar informações dos mais diversos campos do conhecimento. Os inscritos participarão de Exposição Tecnológica, Atividades Culturais, Painéis Temáticos, Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica. Haverá palestras sobre diversos temas, workshops, minicursos e apresentações culturais. Em todos ocorrem apresentações e debates com oportunidade para que as Empresas interajam com Fornecedores, Especialistas e Estudantes.
 
“Será, também, uma ótima oportunidade para mostrarmos o papel do cooperativismo neste cenário, atuando como humanizador dos processos capitalistas. De fato, é uma ferramenta indispensável para se promover uma adequação às novas tendências mundiais no que tange À economia, educação e tecnologia”, afirmou o gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.
 
Na programação da Sala do Cooperativismo serão trabalhados diversos temas. No dia 13, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e o superintendente Júnior Serra ministrarão a palestra “Cooperativismo: O passado, presente e o futuro na sociedade. O presidente da COOBER, Raphael Vale, fará a palestra “O Futuro e as Energias Renováveis”. Em seguida, o Dr. Anderson Pires da UFPA fará apresentação sobre sua linha de pesquisa científica sobre o cooperativismo, assim como a Diretora do CRA/PA, Marília Serrão sobre geração de emprego e renda por cooperativas. Pela tarde, o Diretor da Sicredi Belém, Amaury Dantas, fará a palestra “O Cooperativismo e a Sustentabilidade com uso das tecnologias”. Karlene Vasconcelos, do Instituo Sicoob, também terá oportunidade para falar sobre Educação Ambiental como um dos princípios do cooperativismo. Finalizando o dia, a presidente da COOTPA, Noêmia Nascimento, falará sobre a reciclagem e o protagonismo das cooperativas.  
 
No sábado (14), a coordenadora de comunicação do Sistema OCB/PA, Ísis Margalho, fará uma palestra sobre “Mídias Sociais: uma inovação para o empreendedorismo coletivo. A idealizadora da COOSTAFE, Diretora do CRF de Ananindeua, Carmen Botelho, falará sobre “Segurança Pública do Pará: inovação por meio do cooperativismo. A presidente da CEAC, Kátia Santos trará a palestra “Filosofia da Cooperação como ferramenta de apoio à educação básica”.  Pela parte da tarde, o presidente da COOFARMI, João Amorim, falará sobre Inovação e Empreendedorismo através das Cooperativas de Trabalho. O ramo agropecuário também terá espaço com palestra do Diretor da CAMTA, Ivan Saiki, sobre o relato de experiência da cooperativa. O consultor Andreos Leite, da NÓS Soluções, dará um cenário da gastronomia paraenses a partir das cooperativas da agricultura familiar.
 
“Incentivamos a comunidade acadêmica, cooperativista, assim como a população paraense de maneira geral para participar deste importante momento de discussão em que o cooperativismo definirá os rumos da nossa sociedade. Por certo, quando os princípios da cooperação se tornarem naturais no Pará, veremos um desenvolvimento integrado em todos os setores”, explica o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
 
No último dia, o Sistema OCB-SESCOOP/PA terá palestra sobre A Educação profissional por meio das cooperativas (aprendiz cooperativo) e sobre o Dia de Cooperar. Finalizando, serão apresentadas as principais diferenças das cooperativas para as demais organizações e passo a passo para constituir uma cooperativa.
Serviço: Se você for assistir a programação do Congresso, sua inscrição será um quilo de alimento não perecível, para fazer a inscrição acesse o link: https://goo.gl/forms/QOaKs0SzYCWaOIS73
 
Link:
Fonte: Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014