spacer
 

Notícias

Projeto recolhe pilhas nas áreas de atuação das cooperativas Sicoob
 
13/10/2017
 
Uma única pilha já sem uso, se descartada de forma incorreta, pode contaminar o solo durante 50 anos e poluir 20 mil litros de água com um tempo de degradação entre 100 e 500 anos. Em contrapartida, uma simples atitude também pode evitar tudo isso: a coleta seletiva. Esta é a intenção do projeto Papa Pilhas do Instituto Sicoob, que disponibiliza coletores em Pontos de Atendimento das suas cooperativas filiadas para depósito de pilhas e baterias usadas. No Pará, a SICOOB Unidas desenvolveu ainda mais a iniciativa, aliando a campanha com a ajuda de alunos de escolas públicas e particulares de diversos municípios. A sede do Sistema OCB/PA, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém e a Eletronorte foram outros lugares de recolhimento dos materiais.

O intuito do programa é o descarte correto desses resíduos e diminuir o impacto ambiental que causam ao meio ambiente. Todo o material coletado pelo Instituto Sicoob é destinado a intuições responsáveis que cuidam da reciclagem. No Pará, a campanha está percorrendo escolas da rede pública e privada de Santa Izabel, Marituba e  Ananindeua. As agências da UNIDAS nestes municípios e em Barcarena e Abaetetuba também receberam os “papa pilhas”. No total, já foram arrecadadas 2.200 unidades, faltando ainda a arrecadação em outros pontos.

A campanha em Santa Izabel ganhou uma repercussão bastante positiva para a escola Luiz Gonzaga. Foram feitas palestras de educação ambiental para os alunos que assumiram a responsabilidade, trazendo as pilhas, pedindo para os pais, vizinhos e amigos. Os professores aproveitaram e promoveram outras programações. Os alunos da turma da manhã, por exemplo, realizaram uma Caminhada da paz pelas ruas ao entorno da escola, que é localizada em uma área considerada de risco. Eles cantaram pedindo cuidado com o meio ambiente e diminuição da violência. No final, fizeram plantações de mudas.

Nesta terça (10), ocorreu um momento de premiação das turmas que mais trouxeram pilhas. Só na Escola Nestor Herculano e  Luiz Gonzaga, foram arrecadadas mais de 600 . No Colégio Logos de Ananindeua a estimativa, até dia 17/10,  é  de mais de 2000 pilhas e baterias sem utilidade. .  “A cooperativa vem até a comunidade para oferecer os produtos, mas também para despertá-la sobre as questões de sustentabilidade . Consequentemente, a cooperativa também se beneficia com o "pensar coletivo" dos cidadãos de sua área de atuação . Para isso, é necessário um ambiente saudável. Sustentabilidade não é só o planeta ser verde, o ar limpo e os animais vivos. Sustentabilidade também é preservar a raça humana, desenvolvendo bons sentimentos como a paz e a cooperação. Quando ensinamos a educação ambiental, falamos dos princípios cooperativistas que são preciosos para a criação de uma sociedade justa e sustentável”, afirmou a Pessoa de Apoio Estratégico da SICOOB Unidas, Karlene Vasconcelos.

O INSTITUTO
O Instituo Sicoob atua em vários eixos de projetos como educação financeira, cooperativista e ambiental. Contemplando este último, o Instituto assume a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, incentivando o consumo responsável por meio de práticas e reflexões no uso e rejeitos de produtos e serviços. O Programa Educação Ambiental propõe como prática saber usar os recursos naturais, sem comprometer as necessidades das gerações futuras por meio de atitudes que levem em conta os impactos da compra pela escolha das empresas, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental e o descarte adequado do lixo.

“É uma iniciativa louvável que alia os valores cooperativistas à educação das nossas crianças. É uma outra forma de aproximar o ensino, tanto público quanto privado, dos valores que norteiam nosso trabalho em prol de um mundo melhor através do fator econômico. São ações como estas que transformam vidas. Ficamos contentes em saber que o projeto está crescendo e, no próximo ano, será implantado em mais escolas”, conclui o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014