spacer
 

Notícias

Auriverde é potência na produção de aves e leite
 
19/10/2017
 

Todos os dias, cerca de 120mil aves são fornecidas pelos sócios da Cooperativa Regional Auriverde, assim como 4milhões de litros de leite por mês, números que se tornam possíveis pelo uso de tecnologias e mão de obra especializada. Mesmo em pequenas propriedades, os produtores conseguem alcançar alta escala de produção. Na última quarta (18), as cooperativas paraenses do ramo agropecuário visitaram a unidade da Auriverde em Cunha Porã, Santa Catarina. São produzidos ainda suínos, além do cultivo de milho, soja, feijão, trigo, fumo, frutas e reflorestamento. A comitiva visitou também a Unidade de Lácteos de Pinhalzinho da Cooperativa Central Aurora Alimentos através do intercâmbio, que é promovido pelo Sistema OCB/PA com participação da SEDEME e Prefeitura de Paragominas.

A produção de leite e derivados está crescendo significativamente na região, o que vem sendo acompanhado também da especialização e qualificação dos produtores, dos rebanhos, da nutrição, da sanidade e das tecnologias. Atualmente a captação mensal gira em torno de 4.000.000 litros de leite, produzidos por aproximadamente 600 produtores distribuídos em 14 municípios da região oeste do estado. Estes números nos mostram uma média mensal de 6.200 litros por produtor. Todo leite coletado é fornecido para o Laticínio da Aurora Alimentos, em Pinhalzinho.

“Vejo com muito bons olhos o trabalho que a OCB/PA faz ao realizar esse intercâmbio com outros Estados. Santa Catarina é o modelo que queremos para área agropecuária. Vimos a quantidade de empregados e trabalhadores gerados por esse processo alcançado através da união e do esforço pelo sistema cooperativista. As cooperativas estão em um estágio mais avançado no Sul e queremos avançar neste sentido”, afirmou o titular da SEDEME, Adnan Demarchki.

Já a avicultura na Cooperativa Auriverde é desenvolvida em parceria com a Cooperativa Aurora Alimentos. Conta com 300 avicultores, 423 aviários, 120.000 aves fornecidas diariamente, representando 16% de participação na Aurora. A avicultura, por características específicas do uso de tecnologias e mão de obra, condiciona que, mesmo em pequenas propriedades, seja possível alcançar alta escala de produção, o que permite viabilizar estas pequenas propriedades tendo a avicultura como única atividade econômica.  “O cooperativismo está engatinhando no Pará. Estamos em um momento no qual Santa Catarina passou há anos, procurando um modelo de cooperativismo que atenda às necessidades e eles conseguiram vencer. Iremos transpor essas pequenas barreiras e seguir no caminho certo, adaptando-nos à região em que estamos”, afirmou o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.

A suinocultura também é uma das atividades mais importantes da Cooperativa Regional Auriverde. Tem mostrado grande evolução no uso das tecnologias, na produtividade e no número de animais fornecidos à Aurora. A produção de suínos é dividida em ciclos e há um número de produtores responsáveis por cada ciclo de vida dos animais. Esta divisão confere um melhor manejo e resultados pelo alto grau de especialização e profissionalismo dos responsáveis. A Unidade de Produção de Leitões (UPL) fornece cerca de 1 mil suínos por ano, garantindo o cumprimento de todos os padrões de qualidade.

“São números gerais que impressionam e mostram a pujança da cooperativa, que é uma das grandes filiadas da Aurora. Somente o cooperativismo é capaz de fazer com que o trabalho de um produtor rural seja valorizado com tamanha dimensão, fazendo com que participe de um dos maiores grupos econômicos do Brasil, gerando riqueza e desenvolvimento para o meio em que vive. Acreditamos que o Pará também conseguirá alcançar essa realidade”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014