spacer
 

Notícias

CREDNORTE realiza primeiro Dia C em Porto Trombetas
 
24/10/2017
 
Distante 800km da capital paraense, Porto Trombetas é um distrito de Oriximiná com poucas opções de lazer para seus 8mil habitantes. Entretanto, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Mineração Rio do Norte (CREDNORTE) deixou uma marca histórica com a realização do primeiro Dia de Cooperar na região. Foram oferecidos serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer no Centro Comunitário de Porto Trombetas. Cerca de 600 pessoas foram atendidas. O Sistema OCB/PA apoiou a cooperativa no planejamento da ação, na execução e identificação visual.  

O Dia C na comunidade foi realizado dentro dos moldes da celebração estadual. Pela manhã, ocorreu um momento de saúde com atividades de ginástica, orientação sobre alongamento e exercícios físicos, atrelando-os a uma alimentação mais saudável. Na ocasião, a cooperativa apresentou os resultados do Programa de estimulo a atividades físicas realizado continuadamente com os cooperados e funcionários da mineração. Logo após, foi feita a abertura oficial do evento com a diretoria da CREDNORTE que explicou sobre a campanha “Dia C” e sua importância social. 

“Já havíamos contribuído com ações em outros municípios, como Santarém e Boa Esperança. Porém, não poderíamos deixar nossa própria comunidade de fora do Dia C. Aproveitamos a cultura da região que é riquíssima, junto com as parcerias, para concretizar esse nosso sonho. Com o apoio da OCB, a programação foi ótima. O trabalho é árduo, mas o resultado é excelente. Foi um dia muito bom de atrações”, afirmou a presidente da CRENORTE, Ana Maria.

Houve ainda corte de cabelo, aferição de pressão arterial, artesanato para crianças, pintura em sabonete, toalhas e caixa de madeira, além de apresentações culturais com o grupo de Carimbó Parauara de Terra Santa e com o grupo de dança da comunidade quilombola Boa Esperança, voltado para a cultura afrodescendente. Pela tarde, ocorreram palestras sobre educação financeira, inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho e sessão de cinema para o público infantil e famílias com o filme Poderoso Chefinho. Mais de 100 crianças participaram e receberam lanches.

“Aqui, a logística é limitada. O que está por trás do Dia C em Trombetas é muito envolvimento e custos muito altos, mas foi um prazer enorme proporcionar esses momentos para uma população tão carente de lazer. Ainda por cima, tudo foi disponibilizado de forma totalmente gratuita. A cooperativa está crescendo e sendo reconhecida pelo trabalho que está fazendo. Por isso, queremos deixar a marca da CREDNORTE, mostrando que nosso objetivo não é só emprestar dinheiro, mas promover também o bem-estar do associado”, completou a presidente.

O Coordenador Estadual do Dia de Cooperar e analista do Sistema OCB/PA, Diego Andrade, esteve na realização do evento. Foram repassadas as ferramentas utilizadas na organização da celebração estadual no processo de planejamento, assim como os materiais e kits de identificação visual da campanha. “Apesar de ter ocorrido em um final de semana quando normalmente muitos saem da cidade, a programação teve uma boa participação das pessoas que ficaram satisfeitas com os serviços oferecidos. No próximo ano, vamos buscar novas parcerias para ampliar sua proporção e torna-la uma agenda dentro das ações sociais da cooperativa. Com isso, poderão agregar mais serviços junto a entidades como a Policia Civil para serviços de cidadania na emissão de documentos, ou mesmo com a UNIMED Oeste para atendimento médico”.
 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014