spacer
 

Notícias

Coopernorte capacita alunos de agronegócio
 
24/10/2017
 

Apesar da recessão econômica brasileira, o Agronegócio é uma das atividades que vem expandindo na Região Norte, crescendo 13,4% no primeiro semestre deste ano. Preparar mão de obra qualificada é um dos desafios neste cenário, na qual as cooperativas estão se destacando. No último dia 21, a Cooperativa Agroindustrial Paragominense  (COOPERNORTE) realizou palestras para alunos do curso técnico em agronegócio do município de Ulianópolis, na sede da cooperativa. A gerente administrativa, Cléia Veras, tratou sobre um dos módulos da disciplina curricular referente ao Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo. O curso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis (SPRU).

Na ocasião, a gerente ministrou exclusivamente sobre o cooperativismo. Foram apresentadas as diferenças entre empresa mercantil e cooperativa, os benefícios de ser cooperativa, os sete princípios do segmento, a visão, missão e valores e parte do seu planejamento estratégico. "A COOPERNORTE está abrindo suas portas para transmitir conhecimento acerca da experiência que temos no mercado. Apesar de sermos relativamente novos, conseguimos crescer bastante nos últimos anos e a cooperação é a grande responsável por isto", explica Cléia.

A Cooperativa consolidou o município como um dos maiores produtores de grãos do Pará, com uma produção de cerca de cerca de 2,0 milhões de sacas. A COOPERNORTE possui uma capacidade estática de 880 mil sacas de grãos e recebimento por safra de 3 milhões de sacas, abrangendo 45% da área plantada do município de Paragominas, cerca de 52mil hectares. Ela financia a lavoura do cooperado, fornece insumos, sementes, químicos e fertilizantes, além da recepção, limpeza, secagem e armazenagem dos produtos. Faz também a comercialização e assistência técnica do campo, com treinamento para os cooperados. Atualmente, os principais produtos são a soja, milho, sorgo e milheto.

O faturamento da COOPERNORTE na comercialização de insumos na última safra foi de R$ 70 milhões. Já na comercialização de grãos, o faturamento foi de mais de R$ 118 milhões. “O crescimento da cooperativa é bastante promissor. Estamos cientes de que existe um horizonte enorme para ainda ser explorado e estamos no caminho certo. A OCB/PA acompanha os próximos passos dos produtores, vislumbrando futuros investimentos que transformarão a lógica de produção no Estado ao deixarmos de ser meros vendedores de matéria prima para industrializarmos a nossa mercadoria”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014