spacer
 

Notícias

Sementes do Marajó será filiada à COIMPPA
 
26/10/2017
 

A maior proximidade entre as instituições financeiras e as cooperativas foi uma das demandas levantadas no encontro do ramo agropecuário que vêm sendo atendidas pelas ações da Matriz da Cooperação. Nesta quarta (25), o Sistema OCB/PA se reuniu com a diretoria da Sicoob COIMPPA. O objetivo foi consolidar o processo de filiação da Cooperativa Agroextrativista da Veneza do Marajó (COPAVEM) que busca aporte financeiro após conseguir prospecção de um importante contrato no PNAE.  Estiveram presentes na reunião o Presidente da COIMPPA, José Melo, o Diretor Presidente, Judas Tadeu, a Diretora de Negócios Lucimeire Nunes, a Diretora Administrativa Karina Tanizawa e a Consultora da Nós Soluções contratada pelo Sistema OCB/PA, Camille Benchimol.

Inicialmente, a Sementes do Marajó almeja um Capital de Giro de cerca de R$ 50mil para compra de matéria prima. A cooperativa está com um contrato em andamento de R$400mil no Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PNAE). Em agosto, já foi iniciado o processo de filiação à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário do Estado do Pará (COIMPPA). Os cooperados estão apenas dando continuidade em ajustes documentais.

A Coopavem nasceu em 2005 e é formada por 43 famílias da Ilha do Marajó, no Pará. O produto principal é o açaí, que já é verticalizado em algumas mercadorias como geleia e barrinha de açaí com guaraná. A cooperativa possui certificação orgânica e está ampliando sua agroindústria. O Sistema OCB/PA, inclusive, realizou oficinas de preparação para renovação do selo orgânico.

No processo de filiação à COIMPPA, o Sistema OCB/PA está auxiliando a Sementes do Marajó na adequação de algumas inconsistências que estão sendo analisadas junto ao contador da cooperativa. “É uma ação bastante estratégica e representativa para o cooperativismo paraense. Buscamos sempre incentivar acerca da necessidade de implantar essa intercooperação, sobretudo com as cooperativas de crédito. Com este exemplo abrem-se as portas para que as demais singulares dos ramos também sigam a tendência  do mercado”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014