spacer
 

Notícias

Simpósio do Pescado teve participação do Sistema OCB/PA
 
26/10/2017
 

Apesar de todos os recursos naturais que dispõe, o Pará é apenas o 12º Estado em produção de pescado. A organização dos produtores, em especial no modelo cooperativo, é o maior gargalo para se conseguir explorar o enorme potencial da região e esse desafio foi um dos temas de discussão no 1º Simpósio Regional do Pescado promovido pela Norte Energia, em parceria com à Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O evento ocorrido na última semana em Altamira traçou estratégias para o desenvolvimento sustentável do setor. O Sistema OCB/PA foi um dos palestrantes.      

Participaram pescadores, pesquisadores, empresários e representantes de instituições ligadas à pesca. Na programação, apresentou-se aos participantes as legislações vigentes sobre a cadeia produtiva do pescado e as atuais tendências de mercado para esta atividade. Além disso, mostrou aos produtores e à sociedade em geral conhecimentos e técnicas para alavancar a cadeia na região da Transamazônica e Xingu.

O Sistema OCB/PA participou no Eixo IV, que tratou sobre a Organização Social e Produtiva – Desafios e Oportunidades. O gerente de desenvolvimento de cooperativas, Vanderlande Rodrigues, ministrou palestra sobre Associativismo e Cooperativismo na atividade pesqueira.  “Na pesca, não temos exemplos exitosos no cooperativismo. No entanto, focamos nos desafios e oportunidades para o setor por meio da verticalização da produção o que agrega valor ao produto e gera emprego e desenvolvimento sócio econômico no município. Foi uma palestra que teve boa presença de público e atraiu a participação dos participantes. O tempo programado era de meia hora, mas as discussões se estenderam por duas horas”.

O Simpósio Regional do Pescado foi uma realização da Norte Energia, com execução da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, iniciativa da FIEPA. Contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP).

“Existem muitos desafios a serem superados e, como sempre afirmo, é impossível fazê-lo sem parcerias. Por isso eventos como este são importantes para mantermos em proximidade todas as entidades responsáveis por regular a atividade. Precisamos fortalecer nossas cooperativas de pesca, isto passa por organização produtiva, legislação ambiental, capacitação profissional, acesso ao crédito, incentivos fiscais à verticalização, entre outras demandas”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.  

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014