spacer
 

Notícias

Prefeitura de São Félix do Xingu firma parceria com Sistema OCB/PA
 
01/11/2017
 

Um dos objetivos estratégicos de São Félix do Xingu é ser reconhecido como município sustentável, gerando desenvolvimento socioambiental para os seus 125mil habitantes. Dentro desse contexto, o cooperativismo é uma das apostas da Prefeitura para organizar os produtores, agregar valor à produção e promover crescimento econômico. Durante esta semana, uma comitiva liderada pela Prefeita Minervina Barros está em Belém para estreitar a relação com os parceiros, entre eles, o Sistema OCB/PA. Foi discutida a implementação de acordo de cooperação técnica para articular ações de fortalecimento das cooperativas existentes e constituição de novas singulares.  

Participam ainda da comitiva o Secretário de Meio Ambiente, Fabricio Batista, o Secretário de Agricultura, Décio Matos, a Secretaria de Educação, Viviane Cunha, a Secretária adjunta de Agricultura e Pecuária, Marta Lelis, o líder de governo, Vereador Adilson Santa Fé e a Vereadora Jéssica Magalhães. O grupo foi recebido na sede do Sistema OCB/PA na última segunda (30) pelo presidente Ernandes Raiol e pelo Superintendente Júnior Serra.

A proposta da gestão municipal é trabalhar a questão ambiental e o fomento da produtividade, onde seria inserido o cooperativismo através da verticalização do cacau e produção de grãos, como soja.  Na cidade, atuam cerca de 15 cooperativas. Deste total, menos de 30% está devidamente registrado no Sistema OCB/PA. A Prefeitura busca justamente organizar os produtores que são a base da economia local, além da pecuária, temos a atuação relevante, principalmente as cooperativas de cacau. Outro ramo presente é o mineral. “A parceria com a OCB, neste sentido, traria o fator de organização e eventos positivos para as nossas cooperativas. O modelo de cooperação alcança sempre melhores resultados. Por isso, vamos primeiro tratar o meio ambiente e preparar o município para desenvolvê-lo através do cooperativismo. A OCB/PA será muito importante, trazendo-nos o conhecimento e experiências que deram certo com a finalidade de impulsionar a atividade em São Félix do Xingu”, afirmou a Prefeita.

Como consequência da reunião, foi definida uma agenda de ações. O Sistema OCB/PA irá promover um Seminário de Cooperativismo no Sul Pará, sediado em São Félix do Xingu.  A estimativa é que o evento seja realizado no início do próximo ano. O objetivo será congregar a comunidade, o poder público, o empresariado e as cooperativas já existentes para sensibilizar acerca dos benefícios das práticas cooperativistas, o atual cenário socioeconômico do setor detalhado pelo Diagnóstico do Cooperativismo Paraense e os procedimentos necessários para se constituir uma singular.

“Como contadora, sempre trabalhei o terceiro setor e a questão do cooperativismo, trazendo agora a pauta para a atual gestão. O fortalecimento institucional através disso já representaria um retorno muito grande nas nossas ações. Temos produção, mas não temos cooperativas organizadas para agregar valor e fazer escoação do produto da melhor forma possível. O modelo da nossa região não atende as diretrizes básicas da lei 5.764/71, abrindo precedentes para atuação de atravessadores. Com as cooperativas devidamente organizadas, conseguiremos desenvolver nosso município”, explica a secretária Marta Lelis.

Na última terça (31), o superintendente acompanhou a comitiva em reunião com o vice-governador, Zequinha Marinho, tratando sobre o desenvolvimento sócio ambiental e o projeto de tornar São Felix um município verde nos mesmos moldes de Paragominas. Na agenda do grupo, também ocorreram reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde e com Senador Flexa Ribeiro. Nesta quarta (01), a comitiva visita a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) para analisar o modelo de trabalho da primeira singular agropecuária paraense e adaptá-lo à realidade da Região Sul.

“Estamos muito contentes com a parceria da Prefeitura. Nosso objetivo institucional é, claro, estreitar o relacionamento com o Poder público em prol das cooperativas, que são as maiores beneficiadas com a integração de todos os entes envolvidos por fazer a economia do Estado rodar. Portanto, definiremos os próximos passos e executaremos o planejamento para ver o cooperativismo crescer na Região”, afirmou o presidente Ernandes Raiol.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014