spacer
 

Notícias

Cooperativas são selecionadas no prêmio Agropará
 
03/11/2017
 

O selo de qualidade orgânica, de respeito às práticas sustentáveis e socialmente responsáveis vem destacando o cooperativismo agropecuário com um nível de competitividade que é reconhecido regional e até internacionalmente. Duas singulares do ramo, por exemplo, foram classificadas para a etapa final do Prêmio Agropará, promovido pelo jornal Diário do Pará. No dia 29 de novembro, as cooperativas CAMTA e COOPATRANS irão participar da terceira edição da premiação que ocorre no auditório Albano Franco da FIEPA, quando os vencedores serão conhecidos.

O prêmio, criado em 2015 pelo jornal Diário do Pará, tem a finalidade de buscar maior visibilidade e reconhecimento ao setor do Agronegócio Paraense, que corresponde a 40% da economia do Estado. Este ano, a premiação será entregue a 18 personalidades do segmento, divididas nas categorias de Produção Animal e Produção Vegetal, representando a diversidade de produção paraense.

A lista dos indicados é elaborada a partir do contato com técnicos, associações, núcleos de criadores, cooperativas, sindicatos rurais e produtores de cada segmento que dão as indicações dos mais destacados do ano. Depois, são definidos critérios de produção, boas práticas, tecnologia, resultados em torneios, entre outros. Alguns órgãos têm influência na indicação, como o MAPA, SEDAP, CEPLAC, FAEPA, SENAR e EMATER.

As cooperativas foram selecionadas na categoria Produção Vegetal. A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) concorre como indicada à melhor produtora de açaí. Já a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans) concorre como melhor cacau.

“É um reconhecimento natural provocado pelo trabalho constante das cooperativas que estão investindo em capacitação profissional e no aprimoramento da gestão junto à OCB/PA. A tendência é que mais cooperativas sejam incluídas neste roll dos maiores produtores do Estado, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico do povo paraense”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.  

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014