spacer
 

Notícias

COOMAC fará intercooperação com a Sicredi Belém
 
10/11/2017
 

O ousado plano de expansão da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC) prevê a verticalização de sementes da Amazônia para produção de sabonetes, hidratantes e outros cosméticos. Neste contexto, a intercooperação com a cooperativa Sicredi Belém e com outras singulares do ramo agropecuário irá viabilizar a abertura para outros mercados. Todas as metas da COOMAC foram discutidas em reunião com o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, ocorrida na Casa do Cooperativismo na última quinta (09).

A COOMAC trabalha com a extração e aproveitamento de sementes oleaginosas, produzindo óleos de andiroba, buruti, murumuru e bacuri. Atualmente, a produção é feita em baixa escala e comercializada localmente por falta de licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entretanto, a cooperativa entrou no grupo de Arranjo Produtivo Local de cosméticos do estado do Pará, pelo qual já participou de várias feiras nacionais. Os cooperados conseguiram um acordo para terceirizar a produção dos hidrantes junto a um laboratório licenciado pela Anvisa. A estimativa é que até o final deste ano seja feito o lançamento dos produtos na Festividade de São Bendito em Bragança.  O objetivo é expandir para todo o Brasil.

Inicialmente, será produzida uma tiragem de mil unidades de cada tipo de hidratante. Para tanto, a COOMAC firmou intercooperação com a Sicredi Belém em mediação feita pelo próprio Sistema OCB/PA. No ano passado, o gerente Vanderlande Rodrigues acompanhou a diretoria da cooperativa de crédito em visita à sede da COOMAC. Será feito um empréstimo para aquisição do investimento. Também estão sendo firmadas parcerias com singulares agropecuárias para incremento da produção. 

“Estamos nos relacionando com as cooperativas de Viseu, Irituia, Santa Luzia e até com de outros Estados como Rondônia e Roraima que também atuam na produção de óleos da Amazônia.  Queremos criar essa rede para nos unir e nos fortalecer”, afirmou o presidente da COOMAC, Nelson Magalhães.

A COOMAC possui 107 cooperados operando com a fruticultura, extração de óleos, horticultura e avicultura. Os produtos são escoados para a merenda escolar de Bragança e municípios vizinhos. Atualmente, o óleo bruto é comercializado com a empresa Beraca que vende para a Natura. O objetivo é participar de todas as etapas desse beneficiamento. “O hidratante é feito do óleo e da manteiga brutos, de forma natural.  Quando não se passa por processo químico de refinamento, diminui-se o perigo de prejudicar as pessoas que consomem. Este é o nosso diferencial competitivo: um produto sustentável e equilibrado”, completa Nelson.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a tendência é que se ampliem as intercooperações no Pará. “É fundamental que prossigamos neste sentido, pois sem parceria não há crescimento. Se precisar de financiamento, que seja pelas cooperativas de crédito. Estamos em franca atividade política para que o FNO também seja trabalhado pelas cooperativas já ano que vem. Com isso, conseguiremos baixar o custo, aumentar a capilaridade e dar maior garantia. Queremos que essa parceria se multiplique, gerando trabalho, renda e felicidade para os cooperados”.

 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014