spacer
 

Notícias

Sócios da Unimed Sul do Pará constituem cooperativa de crédito
 
13/11/2017
 

Ambicionando diversificar seu portfólio de serviços e promover desenvolvimento regional, cooperados da Unimed Sul do Pará oficializaram a constituição de uma singular do ramo financeiro com sede em Marabá. O Banco Central já autorizou o funcionamento da cooperativa que será filiada ao Sistema Sicredi. A expectativa é que a inauguração da primeira agência ocorra até o final de novembro, já operando no regime de livre admissão com todos os serviços oferecidos pelos bancos convencionais. A qualificação dos gestores tem o apoio do Sistema OCB/PA.

A Cooperativa de Crédito dos Médicos, Demais Profissionais de Saúde e dos Empresários da Região Sul e Sudeste do Pará (Sicredi Sul do Pará) já inicia com um Capital Social de R$ 2 milhões e 57 cooperados da Unimed Sul, que mantém 30% da cooperativa. Todas as suas operações de recebimento e pagamento serão executadas através da singular financeira. Inicialmente, o público alvo será prestadores de serviço na área de saúde, mas o planejamento prevê difusão no comércio em geral.

“Nosso objetivo com a constituição foi proporcionar mais uma opção de negócio e ampliar as receitas da nossa cooperativa, assim como contribuir para desenvolver toda a Região através do acesso ao crédito, fator decisivo para o fomento das demais atividades econômicas. Atenderemos na mesma área de abrangência que já atuamos, em 43 municípios do Sul e Sudeste do Pará. Nossa expectativa é promover um crescimento regional integrado”, afirmou Jorge Bichara Neto, que é o presidente das duas singulares.

Alguns dirigentes já possuem MBA em gestão de cooperativas de crédito. Os Diretores executivos são o presidente, Jorge Bichara, o diretor administrativo, Sebastião Souza e o diretor financeiro, Tarcízio Rodrigues. Juarez Dias Brito é o presidente do CONAD, composto pelos conselheiros Antônio Souza, Márcio Rodrigues e Éder José Alexandre. Já os titulares do Conselho Fiscal são Hipólito Neto, Moacir Lopes e Alex Freitas.

Cumprindo as exigências do Banco Central, os conselheiros passaram pelo treinamento promovido em parceria com o Sistema OCB/PA sobre Conselhos de Administração e Fiscal em Cooperativas de Créditos nos dias 5 e 6 de novembro. “Foi uma capacitação bastante esclarecedora, com uma boa didática e dinâmica através da qual pudemos tirar todas as dúvidas. Também capacitaremos a equipe de atendimento em curso promovido pela própria Central. Já estamos em ritmo de inauguração com bastante entusiasmo. Marabá é a cidade pólo no primeiro momento para darmos sustentabilidade, garantia e estabilidade ao empreendimento, mas já vislumbramos implantar agências em cidades estratégicas, como Parauapebas, Redenção e Paragominas”, explicou Klênio Santiago, Gerente Administrativo da Unimed Sul do Pará. 

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, essa maior capilaridade da Unimed Sul prova o seu nível elevado de gestão. “É uma iniciativa que demonstra uma visão ambiciosa necessária para todo grande empreendedor. São pessoas que entendem do negócio. Temos certeza que essa cooperativa irá fomentar o crescimento da Região através de apoio financeiro, gerando recursos, emprego e renda. Só pelo fato de começar a aportar o capital da própria Unimed, já se alavanca o negócio e dá respaldo frente ao mercado. Portanto, o Sistema OCB/PA está totalmente disponível para fortalecer a gestão, seja com monitoramento, formação profissional e promoção social”.

Sede: Av. São Francisco, Bairro Cidade Nova Nº 2233, em frente à praça São Francisca - Marabá 
 
Link:
Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos
 
 
 

OCB/SESCOOP-PA
Av. João Paulo II, 515, Marco CEP: 66095-491, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014