CacauWay realiza primeiro encontro comercial

“Qualidade é o nosso foco e com parceria fica mais fácil empreender” foi o tema da programação

O chocolate CacauWay, reconhecido como um dos melhores do mundo pelo Salão de Chocolate em Paris, já conquistou o estado do Pará e pretende expandir mercado para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil já no próximo ano. Todas as metas de 2018 e a avaliação das atividades desempenhadas ao longo dos sete anos de atuação da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (COOPATRANS), que detém a marca CacauWay, foram apresentadas no primeiro encontro comercial da singular agropecuária. Com o tema “Qualidade é o nosso foco e com parceria fica mais fácil empreender”, a programação ocorrida na última semana teve a presença do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, representando a entidade que foi uma das primeiras parceiras institucionais da cooperativa.

Além da OCB/PA, estiveram presentes a Ceplac, Emater, Secretaria de Agricultura, Ideflor, Sebrae e Sindicatos, assim como os 40 sócios-cooperados e parceiros comerciais. Foi feita uma amostragem qualitativa do balanço desse ano. “Participamos de um debate maior, aprofundando o conhecimento. Trabalhamos muito a questão da qualidade, da avaliação de como os nossos produtos são feitos, de como o campo é trabalhado. Esses procedimentos são o grande diferencial dos nossos chocolates no mercado”, afirmou a presidente da cooperativa, Rita Aguiar.

 

 

Os produtos CACAUWAY são apurados a partir de amêndoas selecionadas e fermentadas, dispensando o uso de corantes e aromatizantes artificiais, surgindo assim um terruá autêntico e de sabor único na Amazônia. A cooperativa conseguiu o segundo lugar no concurso de melhores amêndoas do Salão de Chocolate em Paris. No Festival Internacional do Chocolate em Belém, os cooperados conseguiram a primeira, segunda e terceira colocação. No concurso nacional, a COOPATRANS ficou entre as dez melhores.

As perspectivas para o próximo ano são positivas, com a organização e implantação do projeto de apoio para ampliação de máquinas, acompanhamento técnico para melhoramento da produção, assim como a conquista de novos mercados. A intenção é atender o Sul, Centro-Oeste, e Sudeste, mesmo que em pequenas inciativas.  Na semana passada, já foi aberta uma loja em Goiás. Uma possibilidade também é a articulação com a Central Aurora de Alimentos sediada em Santa Catarina. Após o intercâmbio promovido pelo Sistema OCB/PA no último mês, foi discutido sobre uma intercooperação comercial para escoamento da produção para os nichos da Aurora, que possui uma rede de 53 supermercados. 

“Estamos bastante confiantes em colher esses frutos. O Encontro também foi importante para isso. Convidamos alguns empresários que já comercializam produtos do Pará em São Paulo e em Curitiba, os quais conheceram o nosso cacau em uma das Feiras que participamos em Belém. Eles puderam conhecer de perto a realidade da indústria, dos cooperados e firmaram o compromisso de montar uma loja para fazer a venda nesse mercado. Neste sentido, agradecemos ao Sistema OCB/PA, que vem trabalhando conosco desde que abrimos a indústria, tanto na formação de diretores, como em intercâmbios e participações em feiras para ampliarmos nossa informação e acessar mercado. Vejo com muito bons olhos essa parceria”, afirmou o Diretor Comercial da COOPATRANS, Ademir Venturim.

Para o presidente Ernandes Raiol, o momento é de consolidação. “Acompanhamos os cooperados durante todos esses anos no processo de entrar no mercado, mas agora, como foi discutido no Encontro, é preciso criar uma política de como continuar nesse cenário competitivo, galgando espaços cada vez maiores, viabilizando economicamente esse objetivo, construindo a ideia de logística para uma quantidade maior de produção. Ficamos felizes pelos cooperados estarem discutindo até a possibilidade de sobras, o que gera mais garantia e retorno para o sócio. Isso é muito importante. A COOPATRANS pode contar com o nosso apoio”.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.