OCB/PA participa de audiência sobre tratamento de resíduos

A intenção é que o complexo atraia as indústrias que se encontram instaladas nas regiões sul e sudeste do País

 

 

Quatro cidades da região Sul do Pará discutiram na última semana um projeto que propõe a criação de um Complexo Industrial voltado para reciclagem e tratamento de resíduos sólidos. A audiência para discutir o assunto foi realizada na Associação Comercial de Xinguara. O projeto foi apresentado pela presidente da ONG Gestar, Georgia Roberta Diniz, aos representantes das cidades de Xinguara, Parauapebas, Rio Maria e Água Azul do Norte, além do Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, autoridades locais, representantes da sociedade civil e representantes das indústrias. A Cooperlimpa também participou.

 

A intenção é que o complexo atraia as indústrias que se encontram instaladas nas regiões sul e sudeste do País, facilitando dessa forma o direcionamento dos resíduos recicláveis dos municípios. Segundo Georgia Roberta Diniz, presidente da ONG o complexo poderá injetar na economia da região cerca de R$ 20 milhões mensais. “Será sem dúvida o melhor instrumento para os gestores municipais conseguiram atender a Política Nacional dos Resíduos, uma vez que o complexo receberá todos os resíduos recicláveis e ainda contará com pontos de recolhimento dos produtos submetidos a logística reversa (pneus, pilhas), tratamentos para resíduos de serviço de saúde e ainda sistemas de compostagem de resíduos orgânicos”.

 

 

 

O prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção (PSDB), afirmou que a cidade irá instalar o Projeto. “Como gestor, apoio a iniciativa da ONG e estamos juntos nessa parceria. Iremos levar esse projeto ao Governo do Estado, assim como deputados, senadores e ministros para que possamos ter incentivo e tornar real esse projeto. Gostaria de convidar os demais prefeitos da nossa região para que, juntos, possamos buscar os recursos para a instalação do complexo, pois temos um compromisso com a população que é garantir a qualidade de vida”.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo de Xinguara vem trabalhando em conjunto com a Cooperativa de Reciclagem de Xinguara (Cooperlimpa), buscando soluções viáveis para solucionar o problema com os resíduos do município e ainda incentivar a economia e a qualidade de vida daqueles que desenvolvem o trabalho como catadores de material reciclado.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.