Prefeitura de São Félix e CAMTA estudam parceria

Na reunião, foram apresentadas as características do município e a história da Camta

 

 

Os 84 anos de experiência cooperativista da CAMTA podem ganhar um aliado estratégico com um potencial produtivo atual de 3mil toneladas de cacau por ano e aproximadamente 2,5 milhões de cabeças de gado. A gestão municipal de São Félix do Xingu está buscando a parceria da cooperativa para expandir a economia da Região que possui o maior rebanho de pecuária de corte do país. Na última semana, uma comitiva da Prefeitura esteve na sede da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, acompanhada do superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, do Diretor da Sedeme, Sérgio Menezes e representantes da SEDAP. O grupo foi recebido pelo presidente Michinóri Konogano e pelos diretores da CAMTA. O objetivo foi mostrar as possibilidades de intercooperação.

 

Representando a SEDAP estiveram a Diretoria de Desenvolvimento Agro, Rosy Rayna e Geraldo Tavares. Da Prefeitura, estiveram o Secretário de Agricultura, Décio Matos, a Secretária Adjunta de Agricultura, Marta Lelis e os vereadores Adilson Santa Fé, Osmar de Paula, Gérssica Magalhães, José Alex e Maria Edna.

 

Na reunião, foram apresentadas as características dos produtos de São Félix do Xingu, que trabalha especialmente a fruticultura, bacia leiteira, piscicultura, hortifrutigranjeiros e, como atividade principal, a pecuária de corte. “Sempre destacamos que o maior rebanho do país é nosso. Os números são muito significativos, apontando até possivelmente para uma liderança em nível internacional, porém, queremos expandir a fruticultura também. Nosso incentivo maior seria o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau. Apresentamos todos os nossos números para a CAMTA, assim como conhecemos algumas das técnicas que usam para incrementar a produção as quais desejamos replicar com os produtores do nosso município”, afirmou o secretário, Décio Matos.

 

 

Como resultado da reunião, foi formalizado um convite para a diretoria CAMTA e demais instituições participantes que estão envolvidas para visitarem o município de São Félix no início do mês de dezembro, nos dias 13 e 14. O roteiro ainda está sendo articulado, mas haverá uma recepção oficial pela prefeita Minervina Barros e algumas autoridades locais do executivo e legislativo. Também serão mobilizados alguns produtores. Serão feitas vistas de campo em distritos e agrovilas da região em pequenas, médias e grandes propriedades para que a cooperativa tenha um diagnóstico prévio do que o município tem a oferecer.

 

A intenção é montar um plano de trabalho para transferir as negociações políticas para a área técnica, reunindo os profissionais das mais variadas vertentes técnicas para locarem experiência e analisar em quais atividades existe viabilidade para trabalhar uma possível extensão da CAMTA em São Félix.

 

“Embora já tenhamos alguns empreendedores neste perfil no município, entendemos que a melhor forma de se fazer negócio é através do cooperativismo, onde o objetivo principal e valorizar o produtor. Por isso, buscamos a parceria com uma cooperativa, solida, que tem mercado para venda, tanto interno quanto externo e tem resultados de busca incessante de melhorias. Além disso, trabalham muito bem o lado sustentável com os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) no enfrentamento dos problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e a redução do risco de perda de produção, assim como a fácil recuperação da fertilidade dos solos”, completa Décio.

 

A CAMTA conta com uma variedade de culturas e consórcios de várias espécies como maracujá, acerola, açaí, cupuaçu, camu camu, seringa, castanha do Brasil, bacuri, uxi, entre outros. A cooperativa já tem uma larga experiência em processos de exportação. Ela vende para outros países desde 1955. Os principais consumidores externos são o Japão, Estados Unidos e a Alemanha. Também são consumidores a Argentina, Israel e Canadá. A capacidade fabril gira em torno de 6mil toneladas de polpas por ano e a venda em torno de 5mil a 5,5mil toneladas. Deste total, 50% é destinado para a exportação e outros 50% mercado interno. A CAMTA possui, para alguns produtos, o selo internacional Organic, que possibilita a exportação.

 

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a parceria tem total viabilidade. “É muito importante quando o poder público assume a responsabilidade de prospectar mercado e condições adequadas para o crescimento dos produtores. A Prefeitura tem mostrado esse interesse, buscando parcerias há mais de mil quilômetros, abrindo as portas do município para o cooperativismo por entender que este é o caminho mais indicado para valorizar o trabalho do pequeno produtor e de toda a comunidade. A CAMTA é a grande referência neste sentido, sendo a primeira cooperativa agropecuária formalizada no estado do Pará. Daremos todo o apoio necessário para efetivar essa intercooperação”.

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.