Coopernorte recebe cursos de capacitação

 

Colaboradores, cooperados e esposas de cooperados da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE) foram capacitados no Curso Básico de Cooperativismo, ministrado pelo gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues. No total, participaram 50 pessoas. O curso ocorreu na última semana, na sede da cooperativa. Na oportunidade, também foi ministrado capacitação voltada para os membros do Conselho Fiscal.

 
O curso básico teve duração de 8 horas e compreende uma palestra que aborda temas como história e evolução do cooperativismo no Brasil e no mundo, valores e princípios do cooperativismo, principais diferenças entre associação, cooperativa e empresa mercantil, ramos do cooperativismo, capitalização de uma cooperativa, modelo de gestão de uma cooperativa, legislação e estatuto de uma cooperativa e constituição de uma cooperativa passo a passo.

 

“Foi uma ótima oportunidade para os nossos colaboradores ampliarem o conhecimento sobre as doutrinas que regem o setor e nossa cooperativa. É um modelo de negócio totalmente diferente das empresas convencionais, embora priorizemos por manter o mesmo nível de competitividade. Entretanto, todas as nossas ações visam o benefício do próprio associado. Estou bastante satisfeita com o trabalho prestado. Agradecemos a parceria do Sistema OCB/PA, parabenizando o presidente Raiol e o gerente Vanderlande que ministrou a capacitação com maestria”, afirmou a gerente administrativa da COOPERNORTE, Cléia Veras.

 

Já o curso de conselho fiscal foi voltado para os membros que compõe o órgão responsável pela fiscalização de toda administração da cooperativa. O Conselho pode convocar assembleias sempre que detectar qualquer assunto que careça da apreciação e da decisão dos associados, fiscalizando a parte financeira e administrativa da cooperativa, aprovando a prestação de contas anual, assim como assegurando o cumprimento das decisões das Assembleias. Os membros também orientam o Conselho de administração e/ ou a diretoria nos procedimentos corretos a serem seguidos.

 

“São capacitações necessárias para haver um alinhamento das ações da COOPERNORTE. Ficamos muito contentes com o crescimento que a cooperativa vem experimentando em um curto espaço de tempo, gerando emprego, renda e desenvolvimento social. Essa é a função do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.