Cooperuraim apresenta agroindústria provisória

 

Os bons ventos estão sinalizando positivamente para a agricultura familiar no município de Paragominas, que tende a crescer nos próximos anos com a estruturação da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim). Na última semana, os cooperados se reuniram em comemoração aos avanços de 2017, como a conquista de uma propriedade para construção da própria agroindústria. Enquanto isso, as atividades ocorrerão em sede provisória apresentada na ocasião.  Participaram ainda o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol e o gerente Vanderlande Rodrigues, assim como a equipe do Sebrae e o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.

 

A mesa farta de sucos, frutas, bolos e iogurtes era toda composta pela produção diversificada da cooperativa, que trabalha com fruticultura e horticultura. Uma das especialidades, inclusive, é a romã e o melão, frutas que se imaginava não desenvolverem na região e que tem um forte valor financeiro. Os cooperados já fornecem para a merenda escolar do município, restaurantes e mercados regionais.

 

 

 

Na confraternização, foi feita a apresentação da sede provisória que será uma agroindústria de processamento de polpas de frutas. De acordo com o presidente da Cooperuraim, Fabiano Andrade, a cooperativa já está de posse de sua propriedade no polo industrial de Paragominas que está em fase de finalização.  “A capacidade produtiva é muito boa e a expectativa é que se amplie com a construção da nova sede que terá uma capacidade maior do que a atual, aumentando assim o volume de processamento”.

 

O projeto, tanto da prefeitura quanto do sistema OCB/PA, é que a singular se torne a única cooperativa do munícipio, congregando os demais produtores de regiões longínquas de Paragominas. A intenção é evitar competição local desnecessária entre cooperativas pequenas, fortalecendo uma só cooperativa. A Secretaria Municipal de Agricultura mapeou uma grande quantidade de produtores que trabalham com culturas diferenciadas e que estão atuando de forma desorganizada. Eles apresentam dificuldade em acessar mercado, vender e escoar sua produção por conta de estarem localizados em comunidades distantes do centro comercial.

 

“A ideia é que se tornem cooperados a ela, fortalecendo uma só singular, o que aumenta consideravelmente a capacidade produtiva. É preciso apenas organizar entrepostos em cada comunidade, estabelecendo um calendário de coleta da produção para direcionar para a fábrica ou para o destino final com base no relacionamento comercial que a cooperativa realizar”, afirmou o gerente do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

 

 

No início do ano, a Prefeitura organizou um Seminário com a participação do Sistema OCB/PA para evidenciar a importância da cultura do cooperativismo, sensibilizando os produtores da Vila Caipi sobre a cooperativa como um excelente instrumento para apoiar na organização dos agricultores. Alguns se interessaram e já se associaram à Cooperuraim. O desafio é trazer também os produtores da comunidade da Paragonorte.

 

“Os produtores não têm instrumento jurídico para tramitar comercialmente com a prefeitura e outros parceiros que demandam algo formalizado no momento da compra, como nota fiscal ou documento de compra e venda. O Sistema apoia esse pensamento da Prefeitura municipal, tornando a cooperativa uma referência regional e incluindo esses atores dispersos em um cenário de competitividade produtiva, garantindo resultados melhores”, explicou o presidente Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.