Ações do Sistema OCB/PA crescem 15% em 2017

 

Dentro do plano de ações estratégicas previstas para 2017, o Sistema OCB/PA conseguiu alcançar e superar 90% das metas do seu eixo tríplice de atuação: Formação Profissional, Monitoramento e Promoção Social. No total, foram realizadas 1.117 ações nas cooperativas paraenses, um crescimento de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior. O investimento foi de 2milhões e 200mil em prol do desenvolvimento do cooperativismo no Estado.

 

No eixo Formação Profissional, foram executadas ações com os objetivos de promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo através de palestras de sensibilização, encontros e oficinas, participação em feiras, exposições e festivais. Ocorreram 263 eventos com um número de 5.787 beneficiários. Ainda no mesmo eixo, se promoveu a profissionalização da gestão e da governança cooperativista, assim como o acesso às soluções de formação e qualificação profissional.  A principal novidade foi a aplicação do GESCOOP. Também ocorreram palestras para desenvolvimento profissional, fóruns, workshops e seminários em cooperativismo, assim como projetos estruturadores como a Matriz da Cooperação e o Diagnóstico Econômico-Financeiro do setor.

 

“Neste ano, aumentamos o investimento nas cooperativas, vislumbrando ações assertivas que se revertessem em resultados relevantes para o desenvolvimento do setor. Também promovemos mais de 30 intercâmbios, tanto com a perspectiva de prospecção de novos negócios quanto de troca de experiências e informações estratégicas ”, afirmou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

 

Os números em relação a esta área também foram expressivos.  Foram cerca de 10.800 participantes em 360 eventos, como fóruns, workshops, seminários, cursos de cooperativismo em conselho de administração e fiscal. Também está incluso o projeto estruturador de pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas e a pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva realizada na cooperativa Unimed Belém.

 

No Eixo de Monitoramento das singulares, participaram 26.157 beneficiados em 454 ações dos programas do Sistema OCB/PA, como PAGC, PDGC e GDA, além dos intercâmbios. É atribuição da entidade avaliar permanentemente o desempenho das cooperativas para identificar necessidades de apoio em formação e qualificação profissional, apresentando resultados relevantes na melhoria da gestão e governança.

 

“Avaliamos 2017 como um divisor de águas em diversos sentidos, na perspectiva de elevarmos o nível de maturidade do cooperativismo no Estado com singulares competitivas, com gestões estruturadas, que se preocupem com a comunidade em que estão situadas. A intenção é que ampliemos ainda mais essa atuação, acompanhando de perto nossas cooperativas”, concluiu o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

No Eixo Promoção Social, a campanha Dia de Cooperar apoiou práticas de responsabilidade socioambiental. Participaram 18 cooperativas em 22 iniciativas concluídas, beneficiando diretamente 19.372 pessoas e 39.136 indiretamente com a participação de 1.554 voluntários.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.