Sistema OCB/PA fortalece a representação das cooperativas

 

A constituição de Conselhos que representem os diversos ramos do cooperativismo é uma medida estratégica para se garantir resultados efetivos. Ao longo dos 8 anos da gestão do presidente Ernandes Raiol, o Sistema OCB/PA fortaleceu a participação dos conselheiros com o objetivo de direcionar as decisões da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) no Estado do Pará. A iniciativa foi determinante para o desenvolvimento das ações em 2017 e a avaliação dos Conselhos de Administração sobre o ano foi positiva. Confira:

 

Nas reuniões periódicas das duas casas, os conselhos traçam políticas e estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo paraense. São apresentadas as principais demandas, o cenário e as ações do Sistema. “Temos a representação de todas as regiões do Estado e esse é um feito muito importante. Estamos satisfeitos em poder reunir os conselhos das duas casas, mantendo os conselhos coesos, fortalecendo a governança. Estamos apresentando os problemas e as soluções, mas queremos ouvir as cooperativas porque o nosso foco final são elas. Não somos um órgão privado. As cooperativas podem se enxergar nas ações da OCB/PA, porque estamos ouvindo”, afirma o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

A Organização das Cooperativas Brasileiras é o órgão de representação política e institucional do cooperativismo no Pará. Já o SESCOOP é o braço operacional do Sistema, responsável pela profissionalização das cooperativas e pelo fomento do cooperativismo.  “Nossa intenção foi fazer com que se sentissem parte de todo o processo, mostrando que eles compõem a nossa gestão. Temos conselheiros de alta capacidade profissional, que já são referência no mercado em várias áreas da economia paraense. Incluí-los nos nossos processos gerenciais agregou muito. Por mais que as cooperativas sejam de ramos diferentes, elas têm problemas em comum e, discutindo em conjunto, encontramos as soluções coletivas, baseado nas experiências de cada um”, completa Ernandes.

 

 

 

 

Luiz Otávio

Membro do CONAD SESCOOP/PA

 

"O Conselho de administração conseguiu fazer, mediante as mensurações e relatórios apresentados, o acompanhamento de toda a evolução do SESCOOP nos últimos anos, aprovando soluções sensatas e pensadas para o amadurecimento da entidade, desde a aprovação dos seus projetos, até as ações desenroladas nas suas programações na assistência às unidades cooperativas. Por exemplo, desde as ações do Dia C que incorporamos como meta anual do SESCOP, até os próprios indicadores trazidos, ajustes nas atividades finalísticas, dando importância aos eventos de real significado para o desenvolvimento do cooperativismo e das cooperativas, o que culminou, o que possibilitou uma expansão no relacionamento com a OCB nacional".

 

 

 

 

Ricardo Marques

Membro do CONAD SESCOOP/PA

 

 

"Hoje, nós temos uma discussão e um entendimento maior. As informações passaram a ser mais constantes e com melhor avaliação por parte do Conselho. Desta forma, os resultados estão sendo muito favoráveis. Onde se tem um debate, achamos uma solução maior. Nosso conselho está sempre fazendo isso, buscando soluções e tentando encaminhar as decisões num rumo melhor".

 

 

 

Norma Sueli

Membro do CONAD SESCOOP/PA

 

 

"É um novo momento para o Conselho. Notamos uma evolução muito grande, até mesmo pelo número de reuniões. Antes, as reuniões eram espaçadas, as coisas já haviam ocorrido e se tornava mais uma prestação de contas para mostrar o que havia sido decidido. A participação era muito menos efetiva, mas hoje podemos participar do mesmo dia-a-dia, vivenciando todas as decisões e processos mais de perto, direcionando a melhor conduta em vários aspectos. Isso é muito importante".

 

 

Ivan Saiki

Membro do CONAD OCB/PA

 

 

"Com a gestão do presidente Raiol, ganhamos uma representação maior, dentro do meio político até com outros sistemas “S”. Temos mais visibilidade, credibilidade e atuação dentro dos órgãos competentes. Temos até a projeção para aquisição da nova sede da OCB. Tudo isso é fruto do trabalho do presidente Raiol que tem mantido um contato corpo a corpo, viajando para várias localidades do Estado onde tem cooperativas, conversando também com outras entidades públicas e financeiras. É importante destacar o superintendente Júnior Serra, que também é muito técnico, sério, transparente e sabe conduzir uma gestão".

 

 

 

Vera Almeida

Diretora da OCB/PA

 

 

"Desde que assumi a direção da OCB, é uma constate procurar fazer as reuniões periodicamente. A participação do conselho ao longo desses anos, é bem mais participativa, as pessoas têm suas opiniões com relação à gestão e isso facilita com que o trabalho possa fluir naturalmente com bastante transparência. É um conselho que faz a diferença, não só na questão administrativa, como também nas próprias observações que são deixadas para a diretoria executiva organizar e desenvolver".

 

 

 

 

 

ROL DE RESPONSÁVEIS SESCOOP-PA

Dirigente máximo da unidade: Ernandes Raiol da Silva (Presidente)

Superintendente: Jorge Moura Serra Júnior

Membros do Conselho de Administração

Luiz Otávio Gomes de Souza (Uniodonto – Belém), Norma Sueli dos Santos (Unimed Belém) Lucycleia Maria Oliveira Veras (Coopernorte – Paragominas) e Ricardo Marques da Silva (Sicred Carajás).

Membros do Conselho Fiscal

Ademir de Matos Lopes (CredIsis – Belém), Augusto José Alencar Gambôa (Sicoob Cooesa Belém)

Raquel Helena De Souza Ferreira (Cooperufpa – Belém)

 

ROL DE RESPONSÁVEIS OCB-PA

Membros do Conselho de Administração

Ernandes Raiol da Silva, Ivan Hitoshi Saiki (Camta – Tomé Açú), Almerindo Ribeiro Pinto (CESPB – Santarém), Vera Lúcia Souza Almeida (Sicoob Unidas– Belém), Raimundo Jean Feitosa (Comflona – Santarém), Ana Maria da Silva Vieira (Crednorte – Porto Trombetas), Basílio Wez Carloto (Coopernorte – Paragominas).

 

Membros do Conselho Fiscal

Lázaro José da Silva (Sicoob Unidas), Napoleão de Alencar Almeida, Waldete Vasconcelos Seabra Gomes e Moacir dos Anjos Miranda (Coopaben – Benevides)

Membros do Conselho de Ética

Francisca Monteiro Uchoa (Sicoob Cooesa – Belém), Karlene Mota Vasconcelos (Sicoob Unidas – Belém), Aguinaldo De Souza Bartolomeu (Cootrans-Out – Outeiro) e Kátia Cilene Santos (CEAC- Castanhal).

 

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.