COOPMASP regulariza-se com o Sistema OCB/PA

 

Com a meta de atingir todo o Pará no reaproveitamento de madeiras de áreas suprimidas por barragens, mineração, ferrovias e outros grandes projetos, a Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (COOPMASP) está 100% regularizada com os órgãos regulatórios da atividade. Nesta semana, a Diretoria negociou o parcelamento da dívida junto ao Sistema OCB/PA para acessar todos os serviços disponibilizados pela entidade máxima de representação do cooperativismo no Estado.

 

O total da dívida era de R$ 7mil. Para facilitar o pagamento, o valor será divido em 13 parcelas de R$ 350,00. “Conseguimos encontrar uma forma mais viável para a cooperativa que compreendeu a necessidade de valorizar o sistema na região e da importância de se estar ligado à entidade. Poderemos contar com apoio da organização na questão jurídica, contábil, assim como participar de treinamento e cursos. Foi o que nos motivou a buscar a regularidade”, afirmou o presidente da COOPMASP, Sérgio Ferreira.

 

Além do Registro e Filiação prevista pela lei 5.764/71, o Sistema OCB/PA também atua na Representação e Defesa Sindical; Fomento do cooperativismo através de consultorias, palestras e apoio técnico à gestão; Representação política e econômica; Consultorias Jurídica, Contábil e Comunicacional; Monitoramento e desenvolvimento de cooperativas através de programas de auxílio à Gestão e Governança Cooperativa. As ações são dividas no Tripé de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento.

 

Uma das demandas levantadas pela COOPMASP é o curso de Contabilidade Para Cooperativas, que será feito junto a outras singulares de Parauapebas para aproximar mais o Sistema OCB/PA das regiões Sul e Sudeste.

 

No último mês, a cooperativa completou 20 anos. É a única singular que trabalha no ramo dentro da Região Norte. Através dela, se criou o polo moveleiro de Parauapebas com os cooperados que formam 96 movelarias instaladas em uma área de 250mil metros. A cooperativa presta serviços na parte de gerência do polo, garantindo acesso a infraestruturas básicas como água, asfaltamento e luz, além de organizar o licenciamento dos cooperados. O principal produto é a serragem da madeira para o moveleiro a preço de custo. A unidade da cooperativa tem capacidade de serrar 35metros cúbicos por dia. 

 

Os cooperados é quem transformam a madeira em moveis coloniais, rústicos e de fino acabamento. A cooperativa cede a madeira. A transformação segue os procedimentos estipulados pela Secretaria de Meio Ambiente. Cada tora gera 35% de madeira boa reaproveitável e 55% vira resíduo industrial. A ideia no futuro é que a cooperativa, quando tiver madeira suficiente, seja responsável por capitalizar empresas para distribuir no polo.

 

 

Madeira Legal

 

Após uma longa espera, que perdurou por duas décadas, o Polo Moveleiro de Parauapebas começou a reescrever a sua história com a assinatura do termo de cooperação com a Vale no último ano, que permite a doação de madeira legal da empresa para a COOPMASP. A parceria prevê a geração de cerca de 400 empregos diretos pela necessidade de contratação de trabalhadores para a construção de moveis diante da doação de dois mil metros cúbicos de madeira das mais variadas espécies, suprimidas do solo da Floresta de Carajás, devidamente autorizado pelo órgão ambiental, para dar espaço à mineração.

 

O projeto tem apoio da Vale, da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Governo do Estado, OCB, Alepa e ICMBio.“A intenção é que tenhamos capacidade para canalizar toda a madeira que sai da área da mineração. Já serramos 200m cúbicos em cinco meses, que corresponde a 25% do projeto. Deste percentual, 50% dos moveleiros já foram beneficiados com as madeiras. O termo tem duração de um ano, podendo ser renovado. Desde o início do projeto, só a Serraria da cooperativa já contratou 15 funcionários. As marcenarias, também acabam contratando mais”, afirmou o presidente Sérgio Ferreira.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.