COOPERCAU prospecta produtores na Transamazônica

 

Oferecendo melhores condições de acesso ao mercado, a COOPERCAU está selecionando produtores de cacau na região da Transamazônica, que é o grande polo da atividade no Pará. Sediada em Novo Repartimento, a singular pretende ampliar o número de cooperados com o objetivo de aumentar a capilaridade de negócios, assim como verticalizar a produção.  O diferencial é a equipe de associados com expertise em assistência técnica, que pretende aprimorar a qualidade produtiva, desde o manejo até a extração.

 

A cooperativa foi constituída em 2007, mas trabalhava com um perfil diferente. Era formada por profissionais que atuavam exclusivamente com serviços de assistência técnica, atividade enquadrada no ramo trabalho. Na sua origem, a COOPERCAU esteve ligada a projetos relacionados ao biodiesel os quais deixaram benefícios como a estrutura de sede e veículos próprios. Em contrapartida, os cooperados decidiram direcionar o foco de trabalho para o mercado de cacau, modificando seu formato para a produção no ramo agropecuário. Também criaram uma outra empresa para atuar apenas na área de assistência técnica que vai garantir outra fonte de renda.

 

“Não havia o entendimento correto do cooperativismo até perceberem que estavam fazendo a dinâmica operacional de forma equivocada. Prestamos a devida orientação e os sócios irão modificar a razão social, não impedindo que os técnicos possam continuar como cooperados, porque possuem um conhecimento acerca das formas produtivas que será bastante profícuo ao andamento do negócio”, afirmou o analista do Sistema OCB/PA, Jamerson Carvalho.

 

Na última semana, Jamerson esteve na sede da cooperativa junto com o presidente Ernandes Raiol para fazer a análise do processo de registro no Sistema OCB/PA, que, por sinal, foi deferido. Devidamente estruturados e organizados no que tange à legislação cooperativista, os associados estão no processo de captação de produtores locais que fornecerão matéria prima. Já se vislumbra a verticalização da produção em achocolatados e demais derivados do cacau. Atualmente, possuem 50 cooperados produtores. Porém, como o cultivo do cacau é forte na região, a intenção é dobrar este número.

 

A administração da COOPERCAU, entrou em contato com outras cooperativas da região para estabelecer intercooperação acerca do formato do cooperativismo e até mesmo para futuras parcerias como, por exemplo, no complemento da produção de singulares já consolidadas no mercado que necessitem de preenchimento de demanda. “Os fundadores fizeram um trabalho salutar de preparar e conscientizar os produtores, tendo um cuidado especial com a fruta, desde o plantio até a extração. Isso dá garantia de um produto de qualidade. Fazendo, esse elo comercial para os agricultores, a COOPERCAU será mais uma ferramenta de geração de riquezas para o município”, afirmou o presidente Ernades Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.