Boletos podem ser pagos em cooperativas de crédito

 

 

Bancários de todo o Brasil decidiram paralisar suas atividades durante esta segunda (19), em protesto às Reformas da Previdência e Trabalhista. Uma das alternativas para a população manter suas pendências em dia são as cooperativas de crédito, algumas das quais disponibilizam serviços até mesmo para não associados. Na Região Metropolitana de Belém, por exemplo, a cooperativa Sicoob COOESA atende em agências no Comércio, Cidade Velha, Nazaré, além de pontos de atendimento em Santarém e Castanhal. Já no Sudeste paraense, os municípios de Pacajá, Tucuruí e Novo Repartimento são atendidos pela Sicoob Transamazônica. Todos os sistemas de cooperativas de créditos presentes no Pará funcionarão normalmente apesar da paralisação dos bancários.

 

Qualquer pessoa pode utilizar os serviços como pagamento de boleto bancário, consórcio, seguros e abertura de caderneta de poupança, mesmo que não seja associado.  Podem-se pagar contas de água, luz, telefone, boletos bancários, carnês, IPVA e todos os tributos com códigos de barra que ainda estejam no prazo de vencimento. Empréstimos e aplicações financeiras são feitas apenas por associados. “As cooperativas de crédito oferecem todos os serviços de uma rede bancária, tais como conta corrente, poupança, financiamentos, convênios (arrecadações), consórcios, seguros, câmbio, cartões de crédito, caixas eletrônicos”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

As cooperativas são instituições financeiras controladas pelo Banco Central do Brasil como qualquer banco. Porém, elas apresentam algumas diferenças e vantagens em relação às instituições tradicionais. Ao invés de um único dono, os clientes das cooperativas, ao se associarem, também se tornam sócios do negócio. É um empreendimento coletivo regido de forma democrática por assembleias gerais dos clientes-sócios que decidem, por exemplo, as taxas de juros, os integrantes da diretoria e ainda dividem o lucro anual proporcionalmente.

 

“A cooperativa não pega dinheiro no mercado. Ela trabalha com o capital dos próprios associados. Sendo assim, os serviços que presta são feitos a taxas mais acessíveis e se tem possibilidades bem menores de falência. Não precisa pagar talão de cheque ou conta corrente, por exemplo. Mesmo no caso de quebra, as cooperativas também têm um fundo garantidor como qualquer banco”, explica Raiol.

 

No Pará, existem três Sistemas de Crédito: Sicoob, CredISIS e Sicredi. Dentro da Região Metropolitana de Belém, a CredISIS possui unidades de atendimento na Tv. Humaitá e na Av. Generalíssimo Deodoro. O Sicoob tem agências na Almirante Barroso, João Diogo, 13 de maio, Senador Lemos e Quintino. Ainda possuem unidades de atendimento em Santa Izabel, Marituba e Ananindeua e Santarém. Já o Sicredi possui agencias em sete municípios da região sudeste do Pará: Redenção, Marabá, Canaã dos Carajás, Rio Maria, Xinguara, Tucumã e em Parauapebas. Também possui uma agência em Belém, na Humaitá.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.