2º Seminário aborda futuro das Energias Renováveis

 

No mesmo dia em que Paragominas comemora o fim de um passado trágico de desmatamento, os munícipes discutem o presente e o futuro promissor da sustentabilidade energética.  A 2ª edição do Seminário de Energias Renováveis é voltada para consumidores, profissionais da área, cooperativistas e universitários. O objetivo é discutir as possibilidades de energias alternativas na geração distribuída. O Seminário promovido pelo Sistema OCB/PA e pela COOBER ocorre no dia 23, no Teatro Reinaldo Castanheira.

As Inscrições podem ser feitas na seção eventos: http://paracooperativo.coop.br/servicos/eventos/34-seminarios/325-2-seminario-o-futuro-e-as-energias-renovaveis

 

Para a ocasião, foram convidados os principais atores envolvidos nesse cenário, como a  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pela regulação da atividade; A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil, coordenando, representando e defendendo os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor; A GASGRID, empresa que apresenta soluções completas de geração distribuída , seja no gás natural renovável ou na energia elétrica; A Moura, empresa que desenvolve e fornece baterias há 60 anos; COOPÉRNICO, cooperativa de energia renovável com operações em Portugal e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), responsável pela regulação das singulares, além da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) e a Cooperativa de Crédito Sicredi Verde.

 

“Estamos organizando uma programação bastante consistente para analisarmos o panorama das energias renováveis em suas diversas vertentes, sempre focando no papel do cooperativismo neste contexto, que tem se mostrado como decisivo para abertura de fronteiras. Esperamos que todos participem e contribuam para divulgação desse evento formidável”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

9:00hs - Credenciamento

9:45-10:20hs - Abertura

 

 

10:30-12:15hs

1º Painel: GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: PRESENTE E FUTURO

Mediador – Instituto Ideal - Mauro Passos

A Geração Distribuída no Sistema Elétrico Brasileiro”, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

 “O papel do armazenamento de energia na Geração Distribuída.”, Egon Daxbacher, Gerente Geral de novos negócios ACUMULADORES MOURA.

 

 

12:30-13:50 hs ALMOÇO - HOTEL REGENTE

  

 

14:00-15:45 hs

2º Painel: USOS DOS RECURSOS ENERGÉTICOS DISTRIBUÍDOS (RED)

Mediador – Raphael Sampaio Vale, presidente da COOBER.

 

“COOBER & GASGRID - BIOGÁS na Geração Distribuída.”, Alan Melo COOBER e Rodrigo Nogueira, GASGRID S.A.

O papel indutor da energia solar nos Recursos Energéticos Distribuídos.”, Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente ABSOLAR

“O uso dos Recursos Energéticos Distribuídos, modelos e possibilidades, por Raphael Sampaio Vale, presidente da COOBER.

 

 

16:00-17:45 hs

3° Painel: COOPERATIVISMO E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Mediador – Jorge Moura Serra Júnior, Sistema OCB/PA

 

A importância das Cooperativas de Energia no Brasil”, Marco Morato, OCB, Brasília.

Cooperativas de energia renovável: uma comparação entre Brasil e Alemanha.”, por Anna Malka Campiani Gimenez,

“A experiência da Coopérnico em Portugal”, Jorge Nuno Brito, presidente da Cooperativa COOPÉRNICO.

 

 

Serviço: 2º Seminário: O Futuro e as Energias Renováveis,  23 de março - Local: Teatro Reinaldo Castanheira – R. Mal. Rondon, 110, Centro, Paragominas/PA.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.