SESCOOP capacita instrutores do COOPERJOVEM na região Norte

 

Belém foi a primeira capital brasileira a receber a formação descentralizada do COOPERJOVEM, Programa do SESCOOP Nacional, em 2018. Estão participando cerca de 50 participantes do curso de formação de instrutores que irão multiplicar o conhecimento acerca do Programa e de sua metodologia para os professores da rede de ensino estadual que irão aplicá-lo nas escolas. O treinamento começou na última terça (27) e segue até quinta. Além dos instrutores, participam representantes do Sistema OCB no Maranhão, das Secretarias de Educação de Santa Izabel e Castanhal, Instituto Sicoob, Sicoob Unidas e CEAC.

 

Foram apresentados os objetivos do Programa, assim como se alinhou a sua linha de atuação com as diretrizes nacionais que visam desenvolver uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem da educação brasileira a partir do cooperativismo. A instrutora foi a Coordenadora Nacional do COOPERJOVEM. Edlane Rezende.

 

 

“A percepção nacional do COOPERJOVEM Nacional é que o Pará é um Estado vencedor. Desde a metodologia antiga, conquistou escolas, parcerias e cooperativas. A semente nunca morreu mesmo quando as atividades foram paralisadas temporariamente, sendo retomadas com toda a força já com mais de 6mil alunos. Quando disseminamos a cultura da cooperação, essa semente verdadeiramente fica na sociedade. Por isso, estamos nos apropriando da nova metodologia com esse grupo de instrutores do SESCOOP no Pará. Começamos aqui em Belém e no final de março iremos para o Rio de Janeiro”.

 

O COOPERJOVEM já está atuando em 16 Estados no Brasil, abrangendo 158 municípios, 76 cooperativas envolvidas, 582 escolas, 2.559 professores e 109.223 alunos beneficiados. De acordo com a coordenadora, ocorreram algumas mudanças estruturais, aumentando a integração do Programa com as demais áreas do Sistema OCB, por se considerar a difusão dos princípios cooperativistas como uma medida estratégica para desenvolver o setor, contribuindo tanto na Promoção Social, quanto na Formação Profissional e Monitoramento.

 

O Programa fomenta o cooperativismo em parceria com as escolas pela inserção de uma proposta educacional construída com os princípios, valores e a prática da cooperação. O professor recebe uma formação em cooperativismo e material de suporte para trabalhar com o tema cooperação, transitando pelas disciplinas e pelos conteúdos que já tem que ministrar.

 

“Já participei de algumas qualificações voltadas aos professores, como na última formação das escolas Santa Izabel. O Programa permite abrir o leque de possibilidade na escola nos seus fazeres e saberes educacionais voltados não somente aos alunos, mas envolvendo também os pais e toda a comunidade, principalmente na cooperação entre os professores para atuarem juntos e promoverem condições melhores de ensino”, afirmou Alessandra Souza, instrutora participante da capacitação. 

 

Na oportunidade, foi feita a apresentação institucional do Sistema OCB/PA e do COOPERJOVEM no Pará, que iniciou em 2007, mas só em 2010 passou a ter indicadores das ações que tínhamos desenvolvidos. Em 2015, foi assinado um termo de cooperação entre o SESCOOP/PA e o Instituto Sicoob para que realizassem as ações de Promoção Social em conjunto nos municípios onde o SICOOB possui agências de atendimento, identificando as prefeituras com interesse de aplicar o programa. Em 2016, foi instituído um marco regulatório com a Lei Municipal de Castanhal que tornou obrigatória a inserção do Programa na educação básica do município.

 

“Esse é um grande diferencial que conseguimos através da parceria com as prefeituras a partir dos resultados, que são perceptíveis quando trabalhamos a educação cooperativista de forma transversal com a disciplinas em que os professores já trabalham. A Lei veio garantir isso. Ao aplicarmos e aprovarmos o projeto de lei, protegemos o COOPERJOVEM mesmo com as mudanças de gestão. Todo o Secretária de Educação terá que permanecer com o Programa”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

 

No Pará, são atendidos os municípios de Castanhal e Santa Izabel com a parceria de duas cooperativas: Sicoob Cooesa e Sicoob Unidas. No total, 22 escolas estão executando o COOPERJOVEM com 292 professores capacitados e 6.043 alunos beneficiados no ensino fundamental. O objetivo neste ano é potencializar esses números nos municípios envolvidos. “Decidimos não expandir para outras regiões ainda em 2018, mas começar a articulação com as prefeituras, secretarias de educação e escolas, levando o conhecimento sobre o Programa para implantá-lo posteriormente. Nosso objetivo é efetivar Ananindeua, Marituba, Abaetetuba e Santarém”, afirmou a analista de Projetos do Instituto Sicoob, Priscila Fonseca.

 

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