SHALLON busca ampliar serviços de transporte em Mosqueiro

 

Atuando com validador eletrônico, veículos de 42 assentos e acessibilidade para portadores de deficiência em Mosqueiro, a SHALLON inova o conceito de transporte com um atendimento diferenciado e adoção de práticas que proporcionam um serviço de maior qualidade para os munícipes. Na última quinta (15), o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol esteve na sede da singular para discutir sobre as demandas do setor. O principal desafio é a regularização junto à Prefeitura de Belém do transporte por ônibus.

 

Constituída há 4 anos, mas contando com a experiência de quase 15 anos no cooperativismo de alguns dos seus 22 sócios, a SHALLON atua no serviço de transporte suplementar de passageiros e com o turismo no distrito de Mosqueiro. Todos os dias, cerca de 3 mil pessoas rodam nos veículos da cooperativa, aproximadamente 90mil pessoas por mês. A linha única inicia da Vila e segue até a comunidade Baía do Sol das 06h às 22h. No total, são 8 vans, 2 micro-ônibus e 4 ônibus.

 

"O mercado é muito bom e buscamos nos adequar da melhor forma possível, pensando nas necessidades de transporte dos moradores de Mosqueiro. Em um contexto conturbado de governança neste setor específico, buscamos atuar de modo extremamente organizado e profissionalizado", explica o presidente da SHALLON, Amarildo Carreira.

 

Embora tenha estrutura para fornecer o serviço de ônibus, a cooperativa esbarra em decreto municipal sancionado pela Prefeitura de Belém que impede especificamente o setor cooperativista de atuar com veículos de mais de 32 assentos. "Já temos autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (ARCON-PA), mas não podemos atuar apenas por uma decisão municipal que pode facilmente ser modificada. A população solicitou que tivéssemos carros maiores e conseguimos comprá-los, mas o decreto está barrando. É uma viagem longa de quase uma hora e no ônibus é bem mais confortável. Nós e o Distrito de Mosqueiro esperamos por isso", explica a Diretora Financeira da SHALLON, Leocádia Souza.

 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, recebeu a demanda e já está articulando meios políticos para auxiliar os cooperados. “Pude ver de perto a estrutura da SHALLON e o nível de interesse dos seus gestores em desenvolver um trabalho sério, de domingo a domingo, sem descanso. É certo que a gestão pública também deve pensar neste mesmo sentido. Estamos articulando uma reunião com o Prefeito Zenaldo Coutinho para conversarmos e discutirmos sobre a possibilidade de revogar esse decreto, permitindo, assim, condições dignas de transporte à população”.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.