2º Seminário de Energia ocorre nesta sexta (23)

 

Até 2008, Paragominas havia perdido 43% de sua área de floresta por conta das atividades locais, o que a tornou sinônimo de desmatamento. Os munícipes assumiram o desafio de produzir riquezas sem degradação e, depois de ser reconhecida por um dos maiores índices de desmatamento no Brasil, a cidade se tornou referência de responsabilidade ambiental. Dela surgiu a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER), a primeira do ramo em todo o território nacional e que, durante esta semana, promove a segunda edição do Seminário de Energias Renováveis. A programação celebra o “Dia do Município Verde” e é direcionada a consumidores, profissionais da área, cooperativistas e universitários. O Seminário também é promovido pelo Sistema OCB/PA e pela Prefeitura Municipal na próxima sexta (23), no Teatro Reinaldo Castanheira.

 

O objetivo é discutir as possibilidades de energias alternativas na geração distribuída. Para a ocasião, foram convidados os principais atores envolvidos nesse cenário, como a  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pela regulação da atividade; A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil, coordenando, representando e defendendo os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor; A GASGRID, empresa que apresenta soluções completas de geração distribuída , seja no gás natural renovável ou na energia elétrica; A Moura, empresa que desenvolve e fornece baterias há 60 anos; COOPÉRNICO, cooperativa de energia renovável com operações em Portugal e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), responsável pela regulação das singulares.

 

“Estamos organizando uma programação bastante consistente para analisarmos o panorama das energias renováveis em suas diversas vertentes, sempre focando no papel do cooperativismo neste contexto, que tem se mostrado como decisivo para abertura de fronteiras. Esperamos que todos participem e contribuam para divulgação desse evento formidável”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Alguns dos assuntos a serem tratados são a Geração Distribuída no Sistema Elétrico Brasileiro, o papel do armazenamento de energia nessa Geração, Usos dos Recursos Energéticos Distribuídos (Red), O papel indutor da energia solar nos Recursos Energéticos, o seu uso, modelos e possibilidades, Cooperativismo e as Energias Renováveis, A importância das Cooperativas de Energia no Brasil, uma comparação entre Brasil e Alemanha e a experiência da Coopérnico, em Portugal.

 

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.