OCB/PA amplia apoio à pesca cooperativista na região de Santarém


Às vésperas da Semana Santa, período em que a demanda por pescado aumenta, a Cooperativa dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Santarém (COOPSAN) ganhou mais um aliado para o aprimoramento da sua produtividade. O Sistema OCB/PA, em pareceria com o Ministério da Agricultura, conseguiu aumentar a amplitude da execução do projeto "Apoio à Economia Solidária da Pesca e Aquicultura no Território do Baixo Amazonas" para atender à singular. Serão executadas capacitações, planos de negócio, organização social, plano de acesso à merenda escolar, além de consultorias estratégicas voltadas para gestão e mercado. A Cooperativa dos Aquicultores do Tapajós (COOPATA) já está sendo beneficiada com o Projeto desde 2017 e os resultados foram apresentados para o técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Wilson Pickina, de Brasília, que esteve em Santarém nesta semana para acompanhar o andamento das ações. A previsão de vendas para a COOPATA no período prévio à Semana Santa é de 32 toneladas de Tambaqui e Tambatinga.


No total, 4,5mil pescadores de cooperativas e associações serão beneficiados com recursos provenientes do Departamento de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (DENACOOP), do MAPA. Através de projeto estruturador, o Sistema OCB/PA conseguiu captar R$246mil do Governo Federal e ainda investirá mais R$ 52mil. Ao longo do último ano, consolidou-se parcerias importantes, como o SEBRAE regional e a Prefeitura de Santarém para fortalecimento das cooperativas. Também foi feita diagnose para análise do estado real da gestão, mapeamento logístico e espacial das comunidades contempladas, planos de intervenção de melhoria e mapeamento dos processos, no sentido de dar um redirecionamento geral na gestão.


Além de conhecer a realidade local dos contemplados com o convênio, o técnico  do MAPA de Brasília teve reuniões com parceiros institucionais do projeto  como o SEBRAE representado pelo Gerente regional Michel Martins e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP) representada pelo Secretário Bruno Costa. Estes produtivos encontros contaram também com a presença dos técnicos do MAPA de Belém, Rubens Velasco, e de Santarém, Kepler Braum. Representando o Sistema OCB/PA, estiveram Andreos Leite e Camille Benchimol da Nós Soluções Consultoria. “Como parceiro, o MAPA veio acompanhar o convênio com a OCB, conhecer a região, o andamento do projeto e a condição dos beneficiários. Mostramos como as ações estão sendo executadas. Também identificou-se a situação de uma associação que estava prevista receber ações do projeto que não está mais em atividade. O Dr. Wilson Pickina foi pragmático e rapidamente sugeriu a inclusão de outra singular que estivesse devidamente organizada, regular e com potencial de crescimento, mantendo o objetivo de fortalecer a região. Indicamos a COOPSAN, que também tem um sério trabalho na psicultura da região”, explica Andreos.

 


A COOPSAN está em um momento de reorganização estrutural e de mercado, ampliando o quadro de sócios. Os cooperados atuam com a pesca artesanal e a cooperativa já possui fábrica de gelo para recebimento da produção, mas ainda aguarda os procedimentos burocráticos para a liberação da sede. Com apoio da OCB e do SEBRAE, a diretoria está articulando a elaboração do plano de gestão para atuação no espaço. A expectativa é que as atividades se iniciem em três meses.


“O projeto é ambicioso. O Potencial pesqueiro no Oeste paraense é um dos maiores do Brasil, principalmente, em relação a peixes de pele. Os processos estão fluindo e temos certeza de que tudo vai funcionar normalmente, ainda mais com a parceria da OCB/PA, Sebrae/PA, MAPA de Brasília e de Belém. Acredito que no máximo 3 meses já estaremos operando. Agradecemos ao presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, que nos proporcionou isso e confiou em nossa gestão para receber esses investimentos”, afirma o presidente da COOPSAN, Cloverson Gomes.


Atualmente, são 28 cooperados, mas a projeção é que se associem à COOPSAN mais de 200 pescadores. As principais espécies capturadas da extensa cadeia regional são o surubin, dourado, filhote, jaú, piramutaba, curimita, tambaqui, pirarucu, pacu e jarati. Além de Santarém, serão beneficiados os municípios de Almeirim, Belterra, Monte Alegre e Prainha. O objetivo é investir na capacitação da produção, indústria e difusão dos processos organizacionais e produtivos do setor pesqueiro no formato cooperativo. 

 

“Já existem cerca de 10 cooperativas na região trabalhando com selo de qualidade, o que mostra a força do cooperativismo. Os pescadores estão compreendendo que a melhor forma de trabalhar é cooperando, é unindo-se. Estamos intensificando esse acompanhamento justamente para proporcionar as condições políticas, técnicas e organizacionais necessárias para o desenvolvimento da atividade”, concluiu o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.