Cooperativas irão definir presidência da OCB/PA em AGO

O Sistema OCB/PA fará eleição para os Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética

 

 

Os investimentos feitos pelo Sistema OCB/PA nas cooperativas cresceram 1.032% nos últimos cinco anos, número que mostra a evolução e relevância da entidade para o desenvolvimento do cooperativismo paraense. As Assembleias Gerais Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE), que ocorrem no dia 17 de abril, serão um momento decisivo para se definir os rumos que o setor seguirá nos próximos quatro anos. Uma das pautas da Assembleia é a eleição dos conselhos Diretor, Fiscal e Ética. No total, 84 singulares estão aptas a participar das deliberações que ocorrem no novo endereço da Casa do Cooperativismo, a sede própria do Sistema OCB/PA.

 

De acordo com edital do Comitê Eleitoral formado para organizar o processo, apenas as cooperativas registradas e adimplentes no Sistema terão direito a voto, não se levando em consideração a contribuição sindical facultada em lei. A primeira convocação ocorre às 08h e se iniciará com maioria dos representantes que possuem direito ao voto. A 2ª convocação será feita no intervalo de uma hora com o número mínimo de 10 representantes para deliberarem sobre a ordem do dia. Na AGE, será feita alteração no estatuto social em relação ao período mínimo de constituição das cooperativas para votarem e serem votadas, que hoje corresponde a três anos.

 

Na ocasião, também se fará a ratificação da compra da sede própria do Sistema OCB/PA, antes já aprovada pelos Conselhos representativos das singulares. Ao longo de quase 40 anos, a entidade precisou realizar diversas mudanças, o que impedia a criação de uma identidade própria. A sede comportará todas as atividades de rotina, compreendendo as ações da área meio, atendimentos na área finalística, reuniões estratégicas da diretoria executiva, assim como as aulas teóricas do Programa Aprendiz Cooperativo. Para isso, a estrutura possui três andares, conta com espaço para estacionamento, amplo auditório e mais de 10 salas.

 

Na AGO, será feita eleição para composição do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Ética da OCB/PA. Também será feita a validação do regimento eleitoral. A chapa do Conselho Diretor deve conter o presidente e representantes dos ramos ativos e aptos. Já o Conselho Fiscal deve conter candidaturas individuais para 6 vagas e, o de Ética, para cinco.

 

Em seguida, será feita a prestação de contas do exercício 2018 e a apresentação do relatório de gestão, seguindo-se do parecer do Conselho Fiscal e auditoria. Dentro do plano de ações estratégicas previstas para 2017, o Sistema OCB/PA conseguiu superar 90% das metas do seu eixo tríplice de atuação: Formação Profissional, Monitoramento e Promoção Social. No total, foram realizadas 1.117 ações nas cooperativas paraenses, um crescimento de aproximadamente 15% em relação ao ano anterior. O investimento foi de 2milhões e 200mil em prol do desenvolvimento do cooperativismo no Estado.

 

Outros assuntos a serem discutidos serão a proposta e aprovação orçamentária anual, as alterações previstas com o caráter facultativo da contribuição sindical e a concessão de isenção da taxa de manutenção para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e especiais.

 

"É muito importante que as cooperativas participem e deixem sua contribuição, vislumbrando o futuro do setor que vem se apresentando como muito promissor. Estamos aumentando o percentual de influência no PIB do Estado, gerando emprego e renda para a população, assim como desenvolvendo as comunidades nas quais estamos inseridos. No entanto, os desafios ainda são muitos e precisamos estar preparados para todos eles. Como todo empreendimento, o Sistema necessita planejar e executar ações estratégicas. Todas as singulares estão inclusas neste processo”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

O SISTEMA

 

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB-SESCOOP/PA) é a entidade máxima de representação, organização e difusão do cooperativismo paraense. É dividido em duas casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo segmento. A OCB/PA promove o setor junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e lidera o movimento dentro e fora do Estado. Representa as necessidades dos cooperados, proporcionando os benefícios que o segmento é capaz de trazer para as pessoas, para a economia e para o planeta.

 

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA) foca no desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o setor, formulando e oferecendo cursos de capacitação com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.