Inauguração da sede própria do Sistema OCB/PA reuniu cooperativas de todo o Estado

 

Os 950 metros quadrados da nova Casa do Cooperativismo foram poucos para conter sentimentos como orgulho, realização e felicidade de cada cooperativista presente na inauguração da sede do Sistema OCB/PA, ocorrida na última segunda (16). Além das cooperativas, participaram autoridades do Governo do Estado, Sebrae/PA, Sescoop Nacional, Banco Central, presidentes de unidades estaduais, Conselho Regional de Administração  (CRA/PA), Universidade Federal do Pará  (UFPA)  e personalidades políticas. O prédio recebeu lotação máxima para prestigiar a conquista da entidade que hoje dispõe de um espaço próprio, depois de 40 anos e oito mudanças de endereço. 

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia solene. O descerramento da placa de inauguração foi feito pelo presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA,  Fernando Yamada,  o superintendente do Sescoop Nacional, Renato Nobile, o diretor presidente da Central SICOOB Unicoob, Marino Delgado, os presidentes do Sistema OCB no Amazonas,  José Merched, no Amapá,  Giucimar Pureza, a diretora da OCB/PA, Vera Almeida, o ex-prefeito de Santarém, Alexandre Von e o presidente da Aliança Cooperativa Internacional  (ACI), Onofre Souza. "É uma conquista importante para as cooperativas. É um segmento em plena expansão.  Antes, possuía pouco reconhecimento social, mas a atual gestão trabalhou uma nova cara para o cooperativismo. Hoje, beneficiamos mais de 100 singulares com esta parceria", afirmou Fernando Yamada em pronunciamento.

 

Após o processo de reorganização administrativa do Sistema OCB/PA, uma das metas estipuladas no segundo mandato do presidente Ernandes Raiol foi a compra da nova sede. Ao longo desses anos, a entidade passou por vários endereços alugados, o que impedia a criação de uma identidade própria. O resultado veio após negociações com a Sicoob Central Unicoob, que já pretendia vender a sede. As singulares pertencentes ao Sicoob foram incorporadas à Central do Paraná em 2015 e o espaço ultrapassou as demandas estruturais necessárias com o compartilhamento das atividades.

 

Na programação solene, o Sistema também prestou uma homenagem aos conselheiros da OCB/PA e do SESCOOP/PA pelo trabalho desempenhado ao longo dos quatros de mandato. Também foi feita a assinatura do termo de cooperação técnica com a Faculdade de Ciências Contábeis  (FACICON) da Universidade Federal do Pará. O objetivo é disseminar o conhecimento do cooperativismo no ambiente acadêmico.

Para o Diretor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Sergio Menezes, a sede é uma demonstração física dos avanços obtidos. "Apesar de não termos um termo formal de cooperação, o Sistema OCB/PA e a SEDEME vêm atuando lado a lado no desenvolvimento de ações estratégicas, o que contribuiu para o atual momento. A aquisição mostra que não estamos regredindo, mas crescendo à medida que a entidade possui segurança financeira para efetivar a compra".

 
A Casa do Cooperativismo comportará todas as atividades de rotina do Sistema OCB/PA, com as ações da área operacional, atendimentos na área finalística, reuniões estratégicas da diretoria executiva e as aulas teóricas do Programa Aprendiz Cooperativo, por exemplo. A estrutura possui três andares, conta com espaço para estacionamento, amplo auditório e mais de 10 salas divididas para treinamentos e atendimentos. O lugar estava avaliado inicialmente em R$ 4,3 milhões, valor acima da viabilidade de aquisição do Sistema OCB/PA. Entretanto, a Central reavaliou e ajustou para R$1,8 milhões. 

“Para nós é muito mais que um sonho. É a possibilidade real de crescimento, desenvolvimento e apoio para todo o cooperativismo paraense. Este momento ficará gravado em nossas memórias como um divisor de águas para todos, vislumbrando um horizonte em que figuremos entre os maiores Estados cooperativistas desta nação”, concluiu Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.