Ernandes Raiol é reeleito presidente do Sistema OCB/PA

Imprimir

 

A Assembleia Geral das cooperativas paraenses reelegeu por aclamação unânime Ernandes Raiol da Silva como presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA). Raiol lidera a entidade no exercício 2018-2022. Também foram eleitos os membros do Conselho de Administração, Fiscal e de Ética da OCB/PA. No total, 68 singulares votantes participaram da eleição que teve chapa única.

 

Na oportunidade, a Comissão eleitoral apresentou a chapa inscrita e homologada em Assembleia Geral. A chapa COOPERA Pará é composta pelo presidente Ernandes Raiol, e pelos representantes de ramo Ivan Saiki (agropecuário), José Melo (crédito), Amaro Rosa (mineral), Ariosto Chaves (Saúde), Fabiano Oliveira (Trabalho), Valdemar Santos (Transporte), Almerindo Ribeiro (Educacional) e Aldina Chaves (Infraestrutura, Consumo e Turismo). Os representantes compõem o Conselho de Administração.

 

“Estou satisfeito de termos reeleito nosso presidente para conduzir a OCB/PA, representando todos nós. Nossas cooperativas precisam de muita força. Raiol já vinha conduzindo a instituição de modo bastante eficiente e a expectativa é de um futuro brilhante com essa equipe excelente comandando o cooperativismo no Estado”, comentou Jean Feitosa, presidente da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (COOMFLONA).

 

Na Assembleia, os dirigentes puderam se candidatar para compor o Conselho Fiscal da OCB. As cooperativas elegeram Lázaro da Silva (SICOOB UNIDAS), Noemia Neres (COOTPA), Itanael Lopes (COOTRANSALTO), Everton Lobato (COOPERDOCA), Mario Zanelato (COOPROMUBEL), Raimunda Barbosa (CREDISIS BELÉM) e Waldete Vasconcelos Gomes (SICOOB COOESA). Para o cargo de Conselheiro de Ética, foram eleitos por aclamação os candidatos Newton Pantoja Leão (TRANSPRODUTOR), Lucilene Oliveira (CEAC), Elder Lima (COOTRASAN), Karlene Motta (SICOOB UNIDAS) e Katia Cilene (CEAC).

 

 

Seguindo a ordem disposta em edital de convocação, deliberou-se sobre alterações no Estatuto Social. Foi feita a supressão do artigo 21 e alterações nos artigos 1, 14, 18, 23, 25, 30, 36 e 56 especificados na Ata da AGO. Destacam-se a instituição das visitas técnicas para comprovação nos procedimentos de registro, os pré-requisitos aos candidatos à presidência, o tempo válido para cooperativas votarem nas assembleias e a obrigatoriamente das chapas conterem um membro de cada ramo cooperativo reconhecido pela OCB/PA, somente sendo válida a candidatura se a cooperativa possuir, no mínimo dois anos de registro/filiação.

 

Com relação à Contribuição Sindical, a Assembleia decidiu criar um grupo de trabalho para estudar a melhor alternativa em razão da faculdade do pagamento. Sobre a concessão de isenção da taxa de manutenção para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e especiais, a Assembleia acatou a proposta de isenção de 80% pelo período de 1 ano.

 

“A isenção é um benefício importante para as cooperativas que estão se formalizando e não possuem valores para efetuar pagamento, mas também deliberamos que tenham monitoramento para fiscalizar se desempenham, de fato, a atividade fim e assim receberem o incentivo. No nível que estamos de desenvolvimento, precisamos olhar para o que é melhor, para todas as cooperativas que fazem parte do sistema”, afirmou a presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (CONCAVES), Débora Baía.

 

Outros itens dispostos no edital foram a prestação de contas do exercício 2017, apresentação do relatório de gestão, o parecer do Conselho Fiscal e auditoria. Os atuais conselheiros fiscais fizeram a leitura do parecer, opinando pela aprovação das contas, bem como fizeram a leitura do relatório de auditoria que apontou para regularidade das contas. As contas foram aprovadas por unanimidade, assim como a proposta de orçamento 2018.

 

 

“A Assembleia, de modo geral, foi procedida com lisura e transparência, tendo aclamação de chapa única a comandar a entidade pelos próximos quatro anos. Essa unanimidade nos dá força para desempenharmos nosso trabalho com ainda mais garra, sabendo que os desafios são muitos, mas também são o combustível para elevarmos o cooperativismo no Pará a patamares maiores. Só conseguiremos juntos, pois cooperando somos invencíveis”, enfatizou o presidente reeleito, Ernandes Raiol.