Seminário Agro ocorre na próxima semana em Paragominas

 

 

Com um faturamento de R$ 70 milhões na comercialização de insumos e mais de R$ 118 milhões em grãos, a Cooperativa Agroindustrial de Paragominas (COOPERNORTE) é um dos grandes referenciais para o cooperativismo no Estado. A experiência de sucesso será apresentada para cooperativas do ramo agropecuário do Pará inteiro que participam do 3º Seminário de Ramo, promovido pelo Sistema OCB/PA. O evento ocorre na próxima semana, na sede da COOPERNORTE, em Paragominas, quando a singular realiza uma das maiores feiras da região, a Agroshow. As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A Programação terá participação da Sedeme, MAPA e outros parceiros. Na abertura, ocorrerá palestra sobre Chamadas Públicas Governamentais, que representam um dos principais canais de distribuição dos produtos das cooperativas. De acordo com o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense de 2016, 20% da produção é direcionado para o mercado institucional, como PAA e PNAE. Outros 6,12% é destinado a restaurantes regionais e nacionais, 14% para supermercados, 18,37% para empresas regionais e multinacionais e 45% para feiras e eventos locais.

 

“Entendemos que é importante prospectar mercados cada vez mais abrangentes, não dependendo apenas de um canal. Contudo, também é necessário se adequar aos padrões exigidos por estes mercados institucionais que são muito procurados pelas cooperativas. Por isso, reforçaremos as oportunidades de negócio disponíveis e as exigências para acessá-los”, explica o gerente do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

 

Ainda no dia 16, ocorrerá oficina sobre a Matriz da Cooperação, um documento que traça uma linha de ações do Sistema OCB/PA com as principais demandas políticas, institucionais e técnicas das singulares. Na oportunidade, será feito o lançamento de uma grande novidade para o ramo: o Programa AgroCoop. Já no último dia de Seminário, as cooperativas participarão da AGROSHOW, com visitações aos campos de plantio e experimentos da cultura de grãos.

 

“Convidamos todas as cooperativas do ramo para participarem e contribuírem diretamente nas decisões a serem feitas, posto que discutiremos as formas como alavancar o setor no Estado. É um momento de avaliar os avanços obtidos com a implantação da Matriz e o que ainda precisa ser feito. Também poderemos aprender com quem já está um passo à frente, prestigiando a Agroshow”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.