Dia C: Cooperativas podem realizar projetos sem custo

 

Engajamento e criatividade. Esses são os pré-requisitos de um voluntário que bastam para exercer o princípio da preocupação com a comunidade. O Dia de Cooperar é uma campanha da OCB Nacional que mobiliza as cooperativas em prol deste objetivo, não dependendo necessariamente de investimento financeiro. Para ser voluntário só precisa de boa vontade. Saiba como sua cooperativa pode contribuir para um mundo melhor sem muitos custos!

 

As ações podem ser voltadas para as áreas de esporte e lazer, educação, responsabilidade social, integração, educação, cultura e saúde. A orientação é que as cooperativas realizem iniciativas, individuais ou em conjunto com outras, nos segmentos que tenham expertise e que não fujam da sua linha de atuação.

 

Uma cooperativa do ramo agropecuário, por exemplo, pode estruturar projetos voltados para o cuidado com o meio ambiente, estruturação de hortas comunitárias, preocupação com alimentação saudável e orgânica nas escolas. Já uma cooperativa de reciclagem pode trabalhar com a conscientização ambiental por meio da coleta seletiva. Cooperativas do ramo crédito podem promover palestras de educação financeira e orçamento familiar. Já as cooperativas de saúde podem promover atendimentos gratuitos ou mesmo desenvolver palestras sobre conscientização da prática de exercício, da utilização correta de medicamentos, automedicação, exames médicos regulares, entre outros.

 

“A questão econômica é uma das barreiras para se abraçar a causa do voluntariado por se ponderar o grande esforço e as despesas que se terão, mas para ser ação social precisa apenas da expertise das próprias pessoas. O material humano ainda é o primordial. Queremos que as singulares percebam essas possibilidades de realizar ações muito bem estruturadas e criativas. Tudo isso pode ser feito sem a cooperativa desembolsar recursos. Basta disponibilizar profissionais para atuar nessa orientação a partir de palestras, rodas de bate papo”, afirmou o coordenador regional do Dia C, Diego Andrade.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.