Cooperativas participam da Agroshow em Paragominas

 

Inovação, tecnologia e produtividade reunidas em 98 hectares. A AGROSHOW é uma Feira Agropecuária que há três anos proporciona conhecimento sobre as práticas mais modernas do pequeno ao grande produtor.  Como parte da programação do Seminário do Ramo Agropecuário ocorrido em Paragominas, cooperativas de diversos municípios do Estado prestigiaram o evento promovido pela Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE). As singulares TRANSPRODUTOR, COOMPAG, SICREDI Verde e SICOOB Transamazônica estão expondo seus produtos e serviços na Feira que segue até sábado (19). O Espaço do Cooperativismo é um oferecimento do Sistema OCB/PA.

 

Na cerimônia de abertura, participaram o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, a presidente da câmara dos vereadores, Denise Gabriel, o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra e representantes da Embrapa, Sindicato Rural e Universidade Federal Rural (UFRA). Na oportunidade, o Prefeito sancionou a lei que regulamenta o cultivo de espécies aquícolas em sistemas fechados no município.

 

"É mais um setor que alavancará o agronegócio no Estado.  Queremos que a produção continue crescendo não só em área de hectares, mas em produtividade. A COOPERNORTE é um bom exemplo de que, trabalhando muito, o resultado vem. Começaram pequenos e, três anos depois, transformaram a Agroshow em um evento de grande porte que em alguns anos se tornará referência no país, sem dúvida", comentou Tocantins.

 

A grande novidade da Agroshow 2018 é a Dinâmica de Máquinas. Durante os três dias, as empresas mostram o que possuem de melhor em veículos utilizados no dia a dia do agricultor.  São mais de 70 expositores de máquinas, sementes, irrigação, insumos agrícolas, zootecnia, instituições bancárias, universidades, órgãos públicos e cooperativas. Além das exposições, ocorrem palestras sobre irrigação, tecnologias para alta produtividade, entre outros. Na quinta (17), o analista político, economista e antigo comentarista da Globo News, Miguel Dauod, ministrou a palestra "Mercado e Comodities".

 

 

 A expectativa para a terceira edição da Agroshow é de 10 mil participantes e aproximadamente 100 milhões em negócio gerados entre as empresas, produtores e demais visitantes. "Nossa perspectiva é muito positiva. Criamos a Feira justamente para aproximar o produtor do que há de mais moderno. Ao invés de sair do Estado para ter acesso às informações, ele pode continuar aqui. Precisamos fomentar e desenvolver o agronegócio na nossa região. A Agroshow não é só para a COOPERNORTE, mas para toda a sociedade", afirmou o presidente da cooperativa, Bazilio Carloto.

 

Atualmente a capacidade estática de recebimento de grãos é de 800 mil sacas, porém a cooperativa chega a receber 2milhões de sacas dependendo da safra.  Na área de silos da Coopernorte, se trabalha armazenagem, beneficiamento e insumos. A área total dos associados é de 60 mil hectares, abrangendo as culturas de soja, sorgo, milho e milheto. O faturamento em 2017 chegou a R$ 70 milhões na comercialização de insumos e mais de R$ 118 milhões em grãos.

 

"Dos pequenos aos grandes produtores da nossa cooperativa, todos precisavam se unir para ter melhores condições. Vários pequenos se tornam grande. Hoje, somos os maiores de Paragominas. Temos 45% da área plantada no município com uma projeção ambiciosa de verticalização que vai mudar toda a região, gerando 7mil empregos", enfatizou o vice-presidente Carlos Carpellari.

 

O Sistema OCB/PA, além de ter viabilizado o stand para a exposição das cooperativas, é um dos apoiadores da Agroshow. "Acompanhamos o processo de constituição da cooperativa desde o início. Em apenas seis anos, todas as dificuldades enfrentadas estão sendo superadas com um crescimento vertiginoso e é nosso compromisso continuar apoiando os produtores. Nossa intenção é democratizar a profissionalização da gestão de modo que mais cooperativas alcancem este mesmo patamar. Tudo é possível quando cooperamos e a COOPERNORTE é uma prova disso", afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.