OCB/PA apresenta o Programa Agrocoop no Seminário do Ramo

 

As parcerias estratégicas previstas pela Matriz da Cooperação já estão consolidadas. A urgência agora é utilizá-las de forma mais eficiente, de acordo com as necessidades das cooperativas. Para isso, o Sistema OCB/PA criou o Programa Qualidade Cooperativista  do Ramo Agro (AgroCoop). O lançamento oficial foi feito durante o 3º Seminário do Ramo Agropecuário, ocorrido nesta semana em Paragominas. Às vésperas da Agroshow, a Cooperativa Agroindustrial de Paragominas (COOPERNORTE) foi a anfitriã do Seminário. O mercado, principais gargalos e perspectivas foram tema de debate na Programação.

 

O Programa Agrocoop é desdobramento do Mapa Estratégico consolidado pelas cooperativas na última Assembleia Geral Ordinária (AGO).  Priorizando o fortalecimento das singulares, serão realizadas ações específicas divididas em quatro eixos: organização social para o cooperativismo, gestão, certificações/verticalização produtiva e mercado. O Sistema OCB/PA fará levantamento em cada região do Estado para conhecer mais profundamente as demandas, encaixá-las nos eixos propostos e articular com os parceiros.

 

Uma das novidades a serem trabalhadas pelo Sistema OCB/PA com o AGROCOOP é desenvolver ações para ampliar assertividade das cooperativas em certames. As Compras Governamentais representam um dos principais canais de distribuição dos produtos das cooperativas. De acordo com o Diagnóstico do Cooperativismo Paraense de 2016, 20% da produção é direcionada para o mercado institucional, como PAA e PNAE. Em levantamento feito para o Seminário, 33%  dos problemas relatados pelas cooperativas está relacionado à burocracia dos certames e falta de conhecimento técnico.

 

 

No primeiro painel, o consultor Ricardo Ferreira apresentou as oportunidades de mercado e os procedimentos para acessar as compras governamentais. O ex-prefeito de Santarém, Alexandre Von, também participou apresentando a visão do poder municipal. " Todos os 144 municípios recebem recursos para esses fins e devem também priorizar as cooperativas, de acordo com a constituição. O dever dos cooperados é cobrar do gestor, que pode inclusive sofrer punições com base na Lei de Responsabilidade fiscal. Em Santarém, tivemos uma boa aproximação com as cooperativas e implantamos um núcleo regional da OCB/PA. Em 2016, fornecíamos merenda escolar para 87mil alunos e oito cooperativas eram contempladas com um percentual de 38%. O valor comprado chegava a mais de R$ 3 milhões".

 

No segundo painel do Seminário, o conselheiro da OCB/PA e representante do ramo agropecuário, Ivan Saiki, apresentou um histórico do setor com a nova linha de atuação da entidade. Desde 2015,  se segmentou as  discussões entre os ramos, o que possibilitou a elaboração do Diagnóstico do Cooperativismo, a Matriz da Cooperação e o GESCOOP. O objetivo foi atender as necessidades das cooperativas de modo mais assertivo.

 

"O Sistema OCB/PA evoluiu nitidamente na sua representatividade, mudando a cara do cooperativismo. Porém, precisamos avançar e o caminho é a intercooperação. Uma das possibilidades é a criação de uma Central com cooperativas do ramo para comercialização e abastecimento de todo o Estado. O objetivo é centralizar todo o processo de comercialização das unidades agregadas para todo se conseguir melhores condições de acesso ao mercado”, explicou Ivan.

 

 

AGROSHOW

 

Como parte da programação do Seminário, as cooperativas prestigiaram a Feira Agropecuária Agroshow, evento promovido pela COOPERNORTE. As singulares TRANSPRODUTOR, COOMPAG, SICREDI Verde e SICOOB Transamazônica estão expondo seus produtos e serviços na Feira que segue até sábado (19). O Espaço do Cooperativismo foi um oferecimento do Sistema OCB/PA.

 

"Recebemos cooperativas de todas as regiões do Pará. Santarém, Juruti, Tomé-Açu, Benevides, Primavera, Paragominas, Bragança e Redenção foram alguns dos municípios representados. Agradecemos a disponibilidade da COOPERNORTE em nos receber. Tenho certeza que a Agroshow em pouco tempo será uma das maiores feiras agropecuárias do Norte", comentou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.