COODERSUS comemora 20 anos

 

Agregar valor ao trabalho dos pequenos produtores é promover crescimento econômico, social e coletivo. Ao longo de duas décadas, estes são os objetivos que motivam os sócios da Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COODERSUS). São realizados acompanhamentos técnicos, treinamentos, palestras e capacitações. Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) que contou com a participação do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a singular comemorou 20 anos de existência.

 

Além do presidente, participaram a Chefe da Divisão de Desenvolvimento do INCRA, Santana Tavares, o Prefeito de Mãe do Rio, José Vileigon Rabelo, a presidente da câmara municipal, vereadora Léia Bastos e o gerente do Basa de São Miguel, Ronildes Cardoso. O evento ocorreu no último dia 05. Pela manhã, foi feita a Assembleia com a apresentação do balanço financeiro de 2017 e a eleição do novo conselho fiscal.

 

A cooperativa foi constituída em 1998 a partir da demanda de agricultores familiares na região. “Na época, havia uma carência muito grande de consultoria e assessoria técnica. Atendíamos agricultores assentados em área de reforma agrária e após o termino do contrato de ATER de um programa piloto criado pelo Governo Federal, o Projeto Lumiar, os técnicos ficaram desempregados. Eles decidiram constituir uma cooperativa para vender os serviços e assim nasceu a COODERSUS”, explicou o presidente José Guataçara.

 

Atualmente, a cooperativa conta com 55 cooperados. A equipe é formada por técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos, assistentes sociais, pedagogos e engenheiros de pesca. Os serviços disponibilizados pela COODERSUS são assistência técnica no campo, acompanhamento das famílias dos produtores, organização da produção, novas tecnologias, unidades demonstrativas adaptadas para a agroecologia, entre outros. As áreas trabalhadas são diversas como Piscicultura, Fruticultura, criação de animais de pequeno porte, horta orgânica, manejo de açaí e acompanhamento na criação de ostras.

 

 

 

 

Resultados

Na assembleia, foi feita a prestação de contas do último exercício. “A sobra foi pequena por nossos contratos terem ativos a receber. Apesar disso, tivemos receitas no valor de aproximadamente R$ 3milhões provenientes de contratos com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). Também tivemos entrada de R$ 29mil na elaboração de Pronaf. Em resumo, nosso balanço foi positivo”, explicou Guataçara.

 

Em 2017, a COODERSUS atendeu 2.700 famílias da agricultura familiar em contratos que abrangiam 18 municípios, sendo 17 no Nordeste paraense e um no Baixo Tocantins. A cooperativa ainda atende a 1500 famílias quilombolas de Abaetetuba pelo contrato de ATER firmado com a SEAD. Os próximos desafios são o credenciamento no SESCOOP/PA e a chamada Fundo Amazônia para Cobertura Vegetal com duração de cinco anos. A cooperativa está elaborando proposta que dê sustentabilidade para famílias em áreas que foram desmatadas.

 

“A COODERSUS foi a única prestadora de assistência técnica no Estado a ter uma demanda de 50 selos SIPAF. Isso agrega valor aos produtos dos agricultores e mostra a expressiva relevância da cooperativa para o meio rural, aplicando políticas públicas do Governo Federal, levando conhecimento, tecnologia e desenvolvimento. Percebemos o produtor melhorando sua renda com organização. A OCB/PA apoia e está disponível para potencializar a profissionalização do ramo através da singular”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.