Tomé-Açu é o município sede do Dia C 2018

 

Há mais de 8 décadas, Tomé-Açu é a capital do cooperativismo no Pará após ter a primeira cooperativa agropecuária constituída no Estado. Os imigrantes japoneses, fugindo da segunda Guerra Mundial, trouxeram na bagagem esperança, coragem e o espírito cooperativista que, em 2018, proporcionará momentos de solidariedade para a população do município. Tomé-Açu foi escolhida para sediar a celebração do Dia de Cooperar 2018, que ocorre no dia 30 de junho. Na última quarta (27), a Prefeitura confirmou apoio à campanha em reunião com as secretarias municipais e a coordenação estadual do Dia C, iniciativa promovida pelo Sistema OCB/PA em parceria com as cooperativas da região.     

 

Como resultado da reunião, definiu-se que a Prefeitura arcará com toda a alimentação dos voluntários, infraestrutura de palco e som e as secretarias disponibilizarão os serviços sociais necessários. “Ficamos contentes em poder receber a campanha em nosso município. É evidente que daremos todo o suporte necessário para a organização, a partir dos formatos que já executamos em outras ações com as quais já temos expertise”, afirmou a Prefeita Aurenice Correa Ribeiro.

 

Na área de cidadania e assistência social, serão emitidos carteira de trabalho, identidade, cadastramento no Bolsa Família e CAD Único. Na área de saúde serão disponibilizados atendimentos em várias especialidades e serviços básicos como teste de HIV, sífilis, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia. Na área de cultura, haverá exposição, show de músicas, contação de histórias e educação ambiental. Na área de beleza, haverá limpeza de pele, maquiagem, corte de cabelo masculino e feminino, apresentações culturais e quadrilhas.  

 

“As secretarias foram muito receptivas. A partir de agora, cada uma fará a mobilização dos parceiros estratégicos para a realização das atividades. Na próxima semana, a gerência do Sistema OCB/PA também se reunirá com as cooperativas de saúde parceiras que já participaram de todas as edições do Dia C. Iremos identificar as especialidades que o município mais necessita”, afirmou o coordenador da campanha no Pará, Diego Andrade.

 

Desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade até 2030. O objetivo é realizar iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras. Em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros. 

 

A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) e a Sicredi VERDE também estão apoiando o Dia C no município. O local de realização ainda está sendo definido, mas a tendência é que seja o salão paroquial no centro da cidade. “Será um momento importante para dar visibilidade ao trabalho que as cooperativas já executam há muito tempo e que tornou Tomé-Açu uma referência especialmente no ramo agropecuário com os Sistemas Agroflorestais (SAFs). O cooperativismo precisa ser difundido de modo mais expressivo para comunidade como a saída socioeconômica mais vantajosa para o desenvolvimento. Quando todos cooperam, todos crescem”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.