Cooperativa paraense participa de Seminário da União Europeia

 

O cooperativismo paraense está sendo representado na Semana das Energias Renováveis da União Europeia, que ocorre em Bruxelas na Bélgica. A programação inicia nesta terça (05) em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente. O presidente da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER), Raphael Vale, é um dos participantes. O objetivo é buscar soluções no que há de mais moderno na Europa para fazer a transição das energias renováveis no Pará e no Brasil.

 

O tema desta edição é “Conduzindo a transição das energias limpas”. É uma das principais oportunidades de se conhecer novas ideias e estabelecer network no setor com políticos e empresários envolvidos no setor. A descentralização da produção de energia renovável através do modelo cooperativista é um dos melhores modelos para a democratização da produção de energia e participação ativa dos consumidores que deixam de ser meros consumidores e passam a ser prosumidores de sua energia.

 

Em 2016, por exemplo, a COOBER inaugurou a primeira usina fotovoltaica do Brasil a partir do modelo cooperativo. O espaço físico da micro-usina tem capacidade de 75 KWp. São 288 placas fotovoltaicas que possuem capacidade de produção média de 11.550 KW/H por mês.  Até entrar em operação, o projeto representou investimentos da ordem de R$ 600 mil, bancados totalmente com recursos próprios dos 22 sócio-fundadores. Toda energia é injetada no sistema da concessionária estadual e o resultado rateado entre os cooperados, descontando-se diretamente na conta de energia de acordo com o nível de consumo individual.

 

“Nossa cooperativa está muito orgulhosa em poder representar nosso país em mais um evento internacional, o que mostra que estamos no caminho certo. O Pará é um dos Estados que norteará essa transição do atual modelo de produção energética para o formato sustentável e o cooperativismo será protagonista neste sentido”, afirma o presidente da cooperativa, Raphael Vale.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.