Unimed Belém confirma apoio em mais um Dia C

 

A saúde pública ainda se trata de uma das principais demandas da população brasileira e o Dia de Cooperar está contribuindo, em parceria com as Prefeituras de cada município, para estender o atendimento médico a comunidades paraenses. Desde a primeira edição da campanha, ocorrida em Santarém em 2014, os médicos cooperados da Unimed Belém participam como voluntários. Em reunião ocorrida nesta semana com o Sistema OCB/PA, que promove o Dia C no Estado, o vice-presidente da singular, Antônio Travessa, confirmou a participação da cooperativa em mais um Dia C.

 

Em 2018, o município beneficiado pela celebração do Sistema OCB/PA em alusão ao Dia C será Tomé-Açu. A partir da sinalização positiva da gestão municipal, foi feito um levantamento sobre as principais demandas médicas no município junto à Secretaria de Saúde e instituições locais. As especialidades solicitadas foram neurologista, ortopedista, oftalmologista, otorrinolaringologista, nutricionista, pediatra e clínico geral. Na reunião com a diretoria da Unimed Belém, o vice-presidente confirmou a participação dos voluntários em cada uma dessas especialidades, incluindo ginecologia que é bastante demandada nas ações do Dia C.

 

“Desde a primeira edição, participei como médico voluntário na área da cardiologia e sei muito bem o quanto a iniciativa é importante para as comunidades que a recebem. Para nós, é sempre um prazer levar o cooperativismo médico, contribuir com a saúde pública e ajudar quem precisa. O voluntariado já está no nosso DNA. Por isso, realizamos também diversas outras ações de solidariedade”, explicou Travessa.

 

A participação da Unimed Belém foi apresentada na reunião do Conselho de Administração da singular, que fará uma relação dos oito médicos participantes. “Estamos muito contentes com a escolha do município sede. Eu, especialmente, que sou natural de Tomé-Açu, terei um carinho especial em participar da campanha. É uma região que carrega o cooperativismo na veia pelo histórico e pela tradição das cooperativas agropecuárias, como a CAMTA”, enfatizou o presidente da Unimed Belém, Wilson Niwa.

 

Como o Dia de Cooperar promoverá ações em outros municípios, o Sistema OCB/PA está convocando as respectivas Unimeds para participarem. Em Santarém, a Unimed Oeste também já confirmou presença na campanha, atendendo as principais demandas médicas da cidade: Urologista Pediátrico, Dermatologista, Endocrinologista, Neurologista Pediátrico e Ginecologista. Já em Paragominas, a Unimed Sul do Pará será sensibilizada a também contribuir. A perspectiva é que, só nos serviços de atendimento de saúde, sejam beneficiadas 1.500 pessoas nas três cidades. Levando em consideração todos os serviços a serem disponibilizados, a projeção é de 15mil paraenses beneficiados.


“Estamos buscando uma maior assertividade, proporcionando atendimentos que sejam de maior urgência. Por isso, envolvemos as prefeituras por meio das respectivas secretarias. Inclusive, os blocos de receituários e guias de encaminhamento são fornecidos pela própria rede pública. Desta forma, o paciente não terá dificuldade em relação ao documento de prescrição médica ao se dirigir a uma unidade de saúde”, explicou o gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

 


O DIA C

A campanha é promovida pelas cooperativas brasileiras em todo o território nacional, estimulando o voluntariado e o sétimo princípio que rege o segmento econômico: a preocupação com as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Cada singular é responsável por promover ações que sejam voltadas para as áreas de esporte e lazer, educação, responsabilidade social, integração, educação, cultura e saúde. São realizadas iniciativas individuais ou em conjunto nas áreas em que as cooperativas tenham expertise e que não fujam da sua linha de atuação.

 

“No Pará, iniciamos em 2014 e o Dia C realmente foi abraçado pelas cooperativas. A cada ano, fomos crescendo, ampliando o número de municípios contemplados e de pessoas atendidas. Em 2018, teremos ações simultâneas em Santarém, Castanhal e Tomé-Açu no dia 30 de junho. Na semana seguinte, Paragominas também receberá a campanha. Isso é uma prova do quanto o cooperativismo é a melhor forma de desenvolvimento integrado”, conclui o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.