Cooperativismo é tema de Seminário do IFPA

 

 

 

Das cooperativas agropecuárias da Região Metropolitana e do Nordeste paraense, apenas 3 possuem organização produtiva bem delimitada, um desafio para o setor e também para os alunos que estão sendo formados pela academia. O 2° Seminário de Cooperativismo e Extensão Rural, promovido pelo IFPA Castanhal, tem esse objetivo. Alunos dos cursos técnicos, tecnólogos e de graduação participam do evento que conta com palestrantes do Sistema OCB/PA, COODERSUS, D´Irituia, COOBER, COOPABEN, SICREDI Verde e SICOOB Cooesa. O Seminário segue até esta terça (19).

 

 

A proposta é a integração de conhecimentos acerca do Cooperativismo para alunos do oitavo semestre do curso de agronomia. O Seminário é realizado como finalização das disciplinas de Cooperativismo, Economia Solidária e Extensão Rural e organizado por duas cooperativas fictícias formadas pelos alunos de 2014, a COAMA e a COOMAC.  Como desdobramento, os alunos também irão ministrar minicursos para produtores de Terra Alta.

 

 

Na apresentação do Sistema OCB/PA, o superintendente Júnior Serra falou sobre o Panorama do Cooperativismo no Estado e sobre o Programa AgroCoop. A Rede de cooperação identifica as demandas, mapeia o parceiro específico e executa as ações de melhoria nas cooperativas. A intenção é preparar os acadêmicos a participarem dos projetos de intervenção de melhorias.

 

 

 

 

 

Um dos resultados possíveis é a assinatura de termo de cooperação técnica entre o Sistema OCB/PA e o Instituto Federal do Pará. "O mercado é muito grande, mas é necessário ter mão de obra qualificada. Em cima de toda a demanda do ramo, temos apenas uma empresa credenciada no Sescoop/PA para intervir nas singulares. Nosso desejo é incluir os alunos de agronomia nos programas de estágio dentro das cooperativas e do próprio Sistema OCB/PA. Vamos articular com a diretoria do Instituto para maturar a ideia", comentou o superintendente.

 

 

O tema desta edição foi "Gênero, Cooperação e Formação Profissional". O empoderamento das mulheres no mercado de trabalho foi um dos temas discutidos na apresentação da Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COODERSUS). O presidente José Guataçara afirmou que 43% do quadro técnico da cooperativa é formado por mulheres.  As coordenadorias dos contratos de ATER, inclusive, são comandadas por mulheres.

 

“Valorizamos a atuação das mulheres, que possuem grande influência no sucesso da nossa cooperativa ao longo dos seus 20 de existência. Já realizamos 10 contratos de ATER, que é um número bastante expressivo se considerarmos as dificuldades de se acessar as chamadas do Governo Federal. Ainda temos muitos desafios, como a aplicação de políticas públicas, a independência de outras instituições na geração de DAP e a descentralização da Ater nos níveis estaduais. Com certeza, o IFPA está formando profissionais que irão nos auxiliar neste processo”, comentou José.

 

 Já a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober) apresentou a iniciativa da primeira singular do ramo na América Latina, como um exemplo da expressividade do cooperativismo na transformação da realidade social. "É importante associar as energias renováveis com as cooperativas Agro, pois, em potencial de biomassa, somos a Arábia Saudita da produção sustentável. Desperdiçamos restos da produção que poderia se transformar em dinheiro a partir da produção e compensação energética”, explicou o presidente Raphael Vale.

 

Na finalização do Seminário, ainda participam representantes da Cooperativa Agropecuária de Benevides (COOPABEN) e da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses (D’Irituia). Os Sistema de Crédito do Cooperativismo também são tema de palestra nesta terça, com a participação do presidente da SICREDI Verde, Claudio Reis e da presidente da SICOOB Cooesa, Francisca Uchoa.

 

 

 

Shadow
Slider
  • Seg - Sex | 08h às 12h - 13h às 17h
SISTEMA OCB/PA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.